O que são organizações da sociedade civil e como elas contribuem para um mundo melhor

29 de agosto de 2022

Para que seja possível alcançar as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), precisamos voltar o nosso olhar ao papel imprescindível desempenhado pelas organizações da sociedade civil.

Quando nos referimos a políticas públicas, concluímos que as OSCs detêm um potencial de mobilização social e resolução de problemas. Nem todas as outras instituições conseguem contemplar isso.

Além de garantir o senso crítico de uma sociedade, as OSCs buscam solucionar os maiores desafios sociais de nossos tempos.

Esse trabalho envolve, por exemplo, questões ambientais, assistência social, direitos humanos, ações voltadas à educação pública e acesso à saúde etc.

Mas, afinal, o que são OSCs?

De acordo com o IPEA, as organizações da sociedade civil, ou OSCs, são grupos que fazem parte do terceiro setor e surgem por meio da participação social, focando no desenvolvimento de ações de interesse público e coletivo, mas sem visar o lucro.

As OSCs são fundamentais para o fortalecimento de nossa democracia e para o desenvolvimento do país como um todo.

Em uma sociedade que promove a valorização dessas instituições, criar modelos inovadores e democráticos pode inspirar políticas públicas até mesmo a nível federal.

Percebeu alguma semelhança com as ONGs (organizações não governamentais)? Isso porque a OSC é uma outra denominação de ONG.

A diferença é que, por não ter validade jurídica, o termo “ONG” tende, com o tempo, a ser substituído por “OSC”.

Como as OSCs atuam?

Com a aprovação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), legislação que define as OSCs no Brasil, podemos dizer que existem três tipos de OSCs:

1. Entidade privada sem fins lucrativos
  2. Sociedades cooperativas
  3. Organizações religiosas

Cada uma tem um papel importante enquanto instituição social, mas existem diferenças importantes entre elas. Conheça algumas:

Entidade privada sem fins lucrativos: Formada por associações ou fundações, não podem ter qualquer distribuição de lucro ou resultados. Assim, os recursos são aplicados integralmente e sempre com objetivos voltados à coletividade.

Sociedades cooperativas: As ações contemplam iniciativas de geração de trabalho e renda, e têm um controle democrático – nas assembleias, por exemplo, o quórum baseia-se no número de cooperados (PORTAL TRIBUTÁRIO).

Organizações religiosas: Como o nome já diz, essas organizações privadas são formadas por igrejas, seitas ou até comunidades leigas e também se dedicam a atividades ou projetos de interesse público.

Exemplos de sucesso

Há 25 anos, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), instituição sem fins lucrativos mantida pela empresa AMAGGI, tem trabalhado em prol do desenvolvimento local e humano.

A organização atua, principalmente, com foco no fortalecimento do protagonismo social, como um caminho rumo ao desenvolvimento de municípios e comunidades onde a AMAGGI opera.

Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfretamento da violência, entre outros.

A Fundação também consolida importantes parcerias com instituições sociais, órgãos governamentais e outras organizações estratégicas, incluindo OSCs.

“Fortalecer as OSCs é a forma mais eficaz de contribuirmos com o protagonismo social nos territórios que atuamos.
Precisamos potencializar saberes, trocas e fazer com que se sintam parte integrante de um todo,
voltado a agendas públicas para o desenvolvimento socioeconômico.”
Aletéa Rufino, Gerente de Investimento Social da FALM

Desde 2007, a FALM atua para o fortalecimento de OSCs de diversas regiões onde a AMAGGI está presente. Contribuímos com a atuação do terceiro setor como um todo, desenvolvendo capacidades locais.

Recentemente, capacitamos 111 OSCs pela iniciativa Fortalecimento de OSCs e apoiamos financeiramente cerca de 80 OSCs.

Acompanhe o nosso trabalho mais de perto aqui no site e em nossas redes sociais!