A Fundação André e Lucia Maggi é responsável pelas ações de investimento social privado (ISP) da AMAGGI

Criada em 1997, com a missão de contribuir para o desenvolvimento local e humano, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma organização social sem finalidade econômica, responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI, a maior empresa de grãos e fibras do Brasil.

Trabalhamos para contribuir com o desenvolvimento local e humano, buscando transformar realidades com ações, projetos e programas que contribuem, principalmente, para o acesso à educação, trabalho e renda e para o protagonismo comunitário.

No início, atuávamos com ações pontuais, filantrópicas e atividades socioculturais, conforme demanda das localidades. Com o tempo, passamos a trabalhar de forma mais estratégica, investindo no desenvolvimento das comunidades e territórios, em conjunto com a AMAGGI.

Consideramos sempre os saberes e fazeres locais como potencializadores da transformação social e consolidamos, constantemente, parcerias com organizações da sociedade civil, empresas, fundações e institutos empresariais, poder público e instituições financeiras – para citar alguns.

1997
NASCE A FUNDAÇÃO ANDRÉ MAGGI

Naquela época, o nosso objetivo era captar recursos para a construção do Hospital Renato Sucupira, em Sapezal (MT).

2004
Início dos Projetos

A usina de bebidas à base de soja, as oficinas de ballet e o coral para crianças e adolescentes, em Rondonópolis (MT), foram os nossos primeiros projetos.

2007
CRIAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE APOIO ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Iniciamos a Seleção Pública de Projetos (SPP) e o Programa de Apoio às Instituições Sociais (PAIS) por meio de editais públicos.

2009
INAUGURAÇÃO DA CASA MAGGICA E DO CENTRO CULTURAL VELHA SERPA

A cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, recebeu o nosso primeiro espaço cultural compartilhado. Logo depois, foi a vez do município de Itacoatiara, no Amazonas, ser contemplado.

2010
INÍCIO DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Realizamos a primeira atividade de capacitação técnica para instituições sociais. A partir de 2010, começamos a apoiar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma agenda global da ONU.

2013
PRIMEIRA REVISÃO ESTRATÉGICA

Passamos a ser Fundação André e Lucia Maggi (FALM), incluindo o nome da matriarca da família que influenciou a história da AMAGGI e da Fundação. Também criamos o novo portfólio de projetos da FALM.

2014-2016
NOVO FORMATO DE ATUAÇÃO

Realizamos a última edição da Seleção Pública de Projetos e demos início aos projetos “Transformar” e “Potencializa”.

2017
20 ANOS DA FUNDAÇÃO

Completamos 20 anos de contribuição para o desenvolvimento local e humano.

Realizamos a primeira edição do Prêmio André e Lucia Maggi, que reconhece instituições atuantes pelo desenvolvimento social de suas comunidades

2018
SEGUNDA REVISÃO ESTRATÉGICA

A partir dela, criamos o novo portfólio focado no fomento do protagonismo social, implantamos o nosso Escritório de Projetos (com base no PMO Value Ring) e elaboramos um Plano de Metas desafiadoras a serem conquistadas até 2025.

2020
APOIO EMERGENCIAL (COVID-19)

Diante da pandemia de covid-19, pausamos as atividades programadas para atendermos à população dos estados de Mato Grosso, Rondônia e do Amazonas com a distribuição de cestas básicas, por meio do “Fundo Um Por Todos e Todos Contra a Covid-19″.

Criamos os Incentivos FALM – Mais de 40 projetos de Organizações e Iniciativas Sociais ligadas às áreas de Saúde, Proteção Social e Educação foram contemplados com apoio financeiro e técnico para desenvolver localmente e socialmente os municípios dos estados de Mato Grosso, Rondônia e do Amazonas.

2021
FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Focamos a nossa atuação no desenvolvimento e fortalecimento das capacidades locais, por meio de um trabalho com organizações sociais e conselhos municipais.

2022
CRESCENDO COM O LOCAL

Em 2022, implementamos o novo desenho da FALM, a partir da criação do Programa Crescendo com o Local e do redesenho de nossa Teoria da Mudança, que resultaram em nosso Posicionamento Institucional. O novo Programa é dividido em quatro iniciativas: Agricultura Familiar, Qualificação Profissional e Empregabilidade, Empreendedorismo e Fortalecimento de Organizações Sociais.

Missão


Contribuir para o desenvolvimento local e humano.

Visão

Transformar pessoas e comunidades para o desenvolvimento sustentável.

Valores

Integridade

Ser ético, justo e coerente com o que pensa, fala e faz.

Humildade

Respeitar todas as pessoas, a diversidade de ideias e opiniões.

Pioneirismo

Valorizar pessoas criativas, inovadoras, participativas, ousadas, talentosas e entusiasmadas, que fazem a diferença.

Consciência Socioambiental

Promover a cultura e a educação ambiental e social.

Gestão Participativa

Estimular a participação e engajamento das partes interessadas nos projetos da Fundação.

Respeito às partes interessadas

Cultivar boas relações com diálogo e transparência.

Simplicidade

Concentrar-se no essencial, com objetividade para atingir resultados significativos.

Comprometimento

“Vestir a camisa”, ter paixão e orgulho pelo trabalho e se empenhar pelo sucesso da Fundação.

Onde Estamos

Nossa sede fica em Cuiabá (MT) e empreendemos projetos em municípios de influência da AMAGGI.

Com base em diagnósticos e levantamentos de dados socioeconômicos a FALM estabelece, junto à AMAGGI, uma matriz de priorização de localidades nas quais desenvolvemos os programas e projetos de curto, médio e longo prazos.

Nossos endereços

CUIABÁ (MT): MATRIZ

Av. André Antônio Maggi, 303 – Centro Político Administrativo, CEP: 78.049-480


+55 (65) 3645-5347 / 5354 / 5337
RONDONÓPOLIS (MT)

Av. Ary Coelho, 467
Vila Birigui
CEP: 78.705-050


+55 (66) 3427-3000
Itacoatiara (AM)

Rua Borda, s/nº Bairro Pedreiras
CEP: 69.100-000


+55 (92) 3521-1044

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atuação da FALM é pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países-membros, incluindo o Brasil.

Compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030, os ODS são um apelo para que a sociedade trabalhe ativamente para assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, agir contra as mudanças climáticas e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam ter uma vida de paz e prosperidade.

Os ODS têm um papel fundamental na busca de soluções aos principais desafios sociais, ambientais e econômicos no mundo. Na FALM, consideramos alguns ODS como principais para o nosso trabalho, ou seja, que têm atuação direta da FALM, e outros transversais, com atuação indireta.

ODS principais

ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

ODS transversais

ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

Transparência

Uma relação de parceria com a comunidade

Nós sabemos que uma atuação transparente é fundamental para o sucesso de nossas ações e para manter a confiança das comunidades onde atuamos. Por isso, as decisões sobre a atuação da FALM são tomadas em conjunto por seus membros e conselhos, em reuniões abertas ao público. Além disso, todo o trabalho é vistoriado por auditores independentes, com prestações de contas regulares ao Ministério Público de Mato Grosso e à sociedade.

Plano de Ação Anual

Todos os anos, planejamos as nossas ações, programas e projetos.

Download

Relatório da Diretoria

Todos os anos, submetemos nossas demonstrações contábeis a uma auditoria externa.

Download

Relatório de Atividade

A FALM publica anualmente seu Relatório de Atividades, desenvolvido com base nos indicadores GRI, com todas as ações realizadas no ano anterior.

Download (PT)
Download (EN)

Estatuto

Buscamos transformar para melhor a realidade dos territórios, com o objetivo de contribuir para a redução de índices desigualdades de grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, trabalhamos próximo das comunidades, identificando e nos unindo a parceiros. Dessa forma, buscamos fortalecer iniciativas locais e o protagonismo de cada cidadão impactado por nossos projetos.

Download

Política de ISP

O Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI

A Política de Investimento existe para determinar como os recursos transferidos à Fundação André e Lucia Maggi por sua empresa mantenedora, a AMAGGI, serão administrados. Dentre outras diretrizes, a política prevê investimento em projetos alinhados à missão, à visão e aos valores da FALM.

Também buscamos promover o engajamento das partes interessadas pelos projetos nas comunidades e a participação dos colaboradores da AMAGGI, assim como a total transparência nos trabalhos.

Para conferir o documento completo, clique no botão abaixo.

Download

Código de Conduta Ética

Para a FALM, ética é fazer o que é certo

A prática do nosso compromisso gera respeito e consolida a confiança das pessoas, solidificando assim, nossa atuação. Todos os conselheiros, colaboradores, voluntários, parceiros e demais partes interessadas, são responsáveis por conhecer, aceitar, respeitar e divulgar informações do Código de Conduta Ética da FALM, além de zelar pelo estrito cumprimento de suas disposições. Também deverão permanecer atentos na preservação e detecção de infrações a este Código, comunicando qualquer violação à FALM.

Download (PT) Download (EN)

Governança

Conselho Curador

Belisa Souza Maggi: Presidente
Nadiana Sucolotti Locks: Vice-presidente
Nereu Bavaresco: Membro
Claudinei Francisco Zenatti: Membro
Dante Pozzi: Membro
Marcelo Tadeu Fraga: Membro
Pedro Jacyr Bongiolo: Membro
Leonardo Maggi Ribeiro: Suplente
Judiney Carvalho de Souza: Suplente

Conselho Fiscal

Juliana da Silva Rocha: Presidente
Syrlei Queiroz de Oliveira: Membro titular
Letícia Gomes Pedrini Gaitan: Membro titular
Alexsandro Vinhal de Oliveira: Suplente

 

Conselho Diretor

Juliana de Lavor Lopes: Diretora Executiva
Aletéa Palomares Rufino dos Santos: Gerente de Operações

Conquistas

Prêmio Transformadores

Nosso Projeto Potencializa ficou em segundo lugar na categoria “Investimento Social e Comunidades Sustentáveis”, do Prêmio Transformadores 2019. Esse prêmio é realizado pela RedEAmérica — Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.

Empresa Amiga da Criança

A nossa atuação é uma das razões pelas quais a AMAGGI é reconhecida pela Fundação ABRINQ com o selo Empresa Amiga da Criança, desde 2008. Todos os anos a ABRINQ recebe nosso relatório de atividades e analisa nossas ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes.

Outros reconhecimentos

Desde 2016, somos reconhecidos com o Certificado de Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).
Recebemos também o Prêmio Brotar do Instituto Desportivo da Criança de Cuiabá (MT).

Participações

GIFE

Nós participamos do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) desde 2010. Por meio dele, nos unimos a outras instituições para difundir informações sobre o Investimento Social Privado no Brasil, bem como para formar parcerias e organizar ações conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável.

RedEAmérica

Somos membros da Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base (RedEAmérica) desde janeiro de 2019. Ela reúne entidades do setor empresarial de todo o continente para partilhar conhecimentos e boas práticas na promoção de comunidades sustentáveis.

RIS - MT

Somos co-fundadores da Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT), que tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso por meio da ação coletiva e coordenada de investidores sociais, gerando benefícios mensuráveis e permanentes para a região.

Rede de Formação e Inserção de Jovens Aprendizes e Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho de Rondonópolis (REDES)

Somos integrantes da REDES desde 2018, a iniciativa reúne o poder municipal, organizações do Terceiro Setor, a iniciativa privada e entidades de formação de Rondonópolis (MT) para promover a inclusão e a formação de Pessoas com Deficiência e Jovens Aprendizes no mercado de trabalho local.

Outras participações

Somos membros de associações e conselhos das regiões onde atuamos. Participamos do comitê de avaliadores Ad Hoc da Incubadora Priante – da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de apoio para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores que busquem soluções de problemas, desafios sociais ou ambientais, e que contribuam para o crescimento do sistema produtivo local, regional e nacional .

2022 © Feito com por BeCause
" });
Pular para a barra de ferramentas