A Fundação André e Lucia Maggi é responsável pelas ações de investimento social privado (ISP) da AMAGGI
Criada em 1997, com a missão de contribuir para o desenvolvimento local e humano, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma organização social sem finalidade econômica, responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI, a maior empresa de grãos e fibras do Brasil.
Trabalhamos para contribuir com o desenvolvimento local e humano, buscando transformar realidades com ações, projetos e programas que contribuem, principalmente, para o acesso à educação, trabalho e renda e para o protagonismo comunitário.
No início, atuávamos com ações pontuais, filantrópicas e atividades socioculturais, conforme demanda das localidades. Com o tempo, passamos a trabalhar de forma mais estratégica, investindo no desenvolvimento das comunidades e territórios, em conjunto com a AMAGGI.
Consideramos sempre os saberes e fazeres locais como potencializadores da transformação social e consolidamos, constantemente, parcerias com organizações da sociedade civil, empresas, fundações e institutos empresariais, poder público e instituições financeiras – para citar alguns.
Naquela época, o nosso objetivo era captar recursos para a construção do Hospital Renato Sucupira, em Sapezal (MT).
A usina de bebidas à base de soja, as oficinas de ballet e o coral para crianças e adolescentes, em Rondonópolis (MT), foram os nossos primeiros projetos.
Iniciamos a Seleção Pública de Projetos (SPP) e o Programa de Apoio às Instituições Sociais (PAIS) por meio de editais públicos.
A cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, recebeu o nosso primeiro espaço cultural compartilhado. Logo depois, foi a vez do município de Itacoatiara, no Amazonas, ser contemplado.
Realizamos a primeira atividade de capacitação técnica para instituições sociais. A partir de 2010, começamos a apoiar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma agenda global da ONU.
Passamos a ser Fundação André e Lucia Maggi (FALM), incluindo o nome da matriarca da família que influenciou a história da AMAGGI e da Fundação. Também criamos o novo portfólio de projetos da FALM.
Realizamos a última edição da Seleção Pública de Projetos e demos início aos projetos “Transformar” e “Potencializa”.
Completamos 20 anos de contribuição para o desenvolvimento local e humano.
Realizamos a primeira edição do Prêmio André e Lucia Maggi, que reconhece instituições atuantes pelo desenvolvimento social de suas comunidades
A partir dela, criamos o novo portfólio focado no fomento do protagonismo social, implantamos o nosso Escritório de Projetos (com base no PMO Value Ring) e elaboramos um Plano de Metas desafiadoras a serem conquistadas até 2025.
Diante da pandemia de covid-19, pausamos as atividades programadas para atendermos à população dos estados de Mato Grosso, Rondônia e do Amazonas com a distribuição de cestas básicas, por meio do “Fundo Um Por Todos e Todos Contra a Covid-19″.
Criamos os Incentivos FALM – Mais de 40 projetos de Organizações e Iniciativas Sociais ligadas às áreas de Saúde, Proteção Social e Educação foram contemplados com apoio financeiro e técnico para desenvolver localmente e socialmente os municípios dos estados de Mato Grosso, Rondônia e do Amazonas.
Focamos a nossa atuação no desenvolvimento e fortalecimento das capacidades locais, por meio de um trabalho com organizações sociais e conselhos municipais.
Em 2022, implementamos o novo desenho da FALM, a partir da criação do Programa Crescendo com o Local e do redesenho de nossa Teoria da Mudança, que resultaram em nosso Posicionamento Institucional. O novo Programa é dividido em quatro iniciativas: Agricultura Familiar, Qualificação Profissional e Empregabilidade, Empreendedorismo e Fortalecimento de Organizações Sociais.
Ser ético, justo e coerente com o que pensa, fala e faz.
Respeitar todas as pessoas, a diversidade de ideias e opiniões.
Valorizar pessoas criativas, inovadoras, participativas, ousadas, talentosas e entusiasmadas, que fazem a diferença.
Promover a cultura e a educação ambiental e social.
Estimular a participação e engajamento das partes interessadas nos projetos da Fundação.
Cultivar boas relações com diálogo e transparência.
Concentrar-se no essencial, com objetividade para atingir resultados significativos.
“Vestir a camisa”, ter paixão e orgulho pelo trabalho e se empenhar pelo sucesso da Fundação.
Com base em diagnósticos e levantamentos de dados socioeconômicos a FALM estabelece, junto à AMAGGI, uma matriz de priorização de localidades nas quais desenvolvemos os programas e projetos de curto, médio e longo prazos.
Av. André Antônio Maggi, 303 – Centro Político Administrativo, CEP: 78.049-480
Av. Ary Coelho, 467
Vila Birigui
CEP: 78.705-050
Rua Borda, s/nº Bairro Pedreiras
CEP: 69.100-000
A atuação da FALM é pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países-membros, incluindo o Brasil.
Compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030, os ODS são um apelo para que a sociedade trabalhe ativamente para assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, agir contra as mudanças climáticas e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam ter uma vida de paz e prosperidade.
Os ODS têm um papel fundamental na busca de soluções aos principais desafios sociais, ambientais e econômicos no mundo. Na FALM, consideramos alguns ODS como principais para o nosso trabalho, ou seja, que têm atuação direta da FALM, e outros transversais, com atuação indireta.
ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Nós sabemos que uma atuação transparente é fundamental para o sucesso de nossas ações e para manter a confiança das comunidades onde atuamos. Por isso, as decisões sobre a atuação da FALM são tomadas em conjunto por seus membros e conselhos, em reuniões abertas ao público. Além disso, todo o trabalho é vistoriado por auditores independentes, com prestações de contas regulares ao Ministério Público de Mato Grosso e à sociedade.
Todos os anos, submetemos nossas demonstrações contábeis a uma auditoria externa.
A FALM publica anualmente seu Relatório de Atividades, desenvolvido com base nos indicadores GRI, com todas as ações realizadas no ano anterior.
Buscamos transformar para melhor a realidade dos territórios, com o objetivo de contribuir para a redução de índices desigualdades de grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, trabalhamos próximo das comunidades, identificando e nos unindo a parceiros. Dessa forma, buscamos fortalecer iniciativas locais e o protagonismo de cada cidadão impactado por nossos projetos.
DownloadA Política de Investimento existe para determinar como os recursos transferidos à Fundação André e Lucia Maggi por sua empresa mantenedora, a AMAGGI, serão administrados. Dentre outras diretrizes, a política prevê investimento em projetos alinhados à missão, à visão e aos valores da FALM.
Também buscamos promover o engajamento das partes interessadas pelos projetos nas comunidades e a participação dos colaboradores da AMAGGI, assim como a total transparência nos trabalhos.
Para conferir o documento completo, clique no botão abaixo.
DownloadA prática do nosso compromisso gera respeito e consolida a confiança das pessoas, solidificando assim, nossa atuação. Todos os conselheiros, colaboradores, voluntários, parceiros e demais partes interessadas, são responsáveis por conhecer, aceitar, respeitar e divulgar informações do Código de Conduta Ética da FALM, além de zelar pelo estrito cumprimento de suas disposições. Também deverão permanecer atentos na preservação e detecção de infrações a este Código, comunicando qualquer violação à FALM.
Download (PT) Download (EN)• Belisa Souza Maggi: Presidente
• Nadiana Sucolotti Locks: Vice-presidente
• Nereu Bavaresco: Membro
• Claudinei Francisco Zenatti: Membro
• Dante Pozzi: Membro
• Marcelo Tadeu Fraga: Membro
• Pedro Jacyr Bongiolo: Membro
• Leonardo Maggi Ribeiro: Suplente
• Judiney Carvalho de Souza: Suplente
• Juliana da Silva Rocha: Presidente
• Syrlei Queiroz de Oliveira: Membro titular
• Letícia Gomes Pedrini Gaitan: Membro titular
• Alexsandro Vinhal de Oliveira: Suplente
• Juliana de Lavor Lopes: Diretora Executiva
• Aletéa Palomares Rufino dos Santos: Gerente de Operações
Nosso Projeto Potencializa ficou em segundo lugar na categoria “Investimento Social e Comunidades Sustentáveis”, do Prêmio Transformadores 2019. Esse prêmio é realizado pela RedEAmérica — Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
A nossa atuação é uma das razões pelas quais a AMAGGI é reconhecida pela Fundação ABRINQ com o selo Empresa Amiga da Criança, desde 2008. Todos os anos a ABRINQ recebe nosso relatório de atividades e analisa nossas ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes.
Desde 2016, somos reconhecidos com o Certificado de Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).
Recebemos também o Prêmio Brotar do Instituto Desportivo da Criança de Cuiabá (MT).
Nós participamos do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) desde 2010. Por meio dele, nos unimos a outras instituições para difundir informações sobre o Investimento Social Privado no Brasil, bem como para formar parcerias e organizar ações conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável.
Somos membros da Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base (RedEAmérica) desde janeiro de 2019. Ela reúne entidades do setor empresarial de todo o continente para partilhar conhecimentos e boas práticas na promoção de comunidades sustentáveis.
Somos co-fundadores da Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT), que tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso por meio da ação coletiva e coordenada de investidores sociais, gerando benefícios mensuráveis e permanentes para a região.
Somos integrantes da REDES desde 2018, a iniciativa reúne o poder municipal, organizações do Terceiro Setor, a iniciativa privada e entidades de formação de Rondonópolis (MT) para promover a inclusão e a formação de Pessoas com Deficiência e Jovens Aprendizes no mercado de trabalho local.
Somos membros de associações e conselhos das regiões onde atuamos. Participamos do comitê de avaliadores Ad Hoc da Incubadora Priante – da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de apoio para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores que busquem soluções de problemas, desafios sociais ou ambientais, e que contribuam para o crescimento do sistema produtivo local, regional e nacional .