Fundação André e Lucia Maggi desponta entre os maiores mantenedores de fundos do país

4 de abril de 2022
Belisa Maggi, presidente da FALM

O recente estudo “Panorama dos Fundos Patrimoniais no Brasil” apontou a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) como um dos maiores mantenedores de fundos do país, o único fora do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais a integrar a lista.

Realizado pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), a publicação traz, pela primeira vez, um panorama desse setor, também conhecido como de endowments, ou capital “paciente”, por reunir recursos de doações de pessoas físicas ou empresas para manutenção de longo prazo de causas específicas de organizações públicas ou privadas sem fins lucrativos.

O IDIS listou 52 fundos ativos e seis em fase de estruturação. A maioria tem patrimônio entre R$ 1 milhão R$ 5 milhões, está concentrada no estado de São Paulo e atua, principalmente, nas áreas de Educação, Cultura e Saúde.

Com o patrimônio atual de aproximadamente R$ 14 milhões, o fundo da Fundação André e Lucia Maggi foi criado para proporcionar sustentabilidade financeira à instituição para a execução de seus programas e projetos. As doações recebidas da mantenedora AMAGGI permanecem investidas em aplicações financeiras conservadoras e são resgatadas de acordo com o planejamento orçamentário dos programas e projetos da FALM. O valor principal do fundo pode ser utilizado caso a mantenedora fique impossibilitada de realizar o repasse anual.

De acordo com a presidente da Fundação André e Lucia Maggi, Belisa Maggi, o fundo patrimonial da FALM foi criado para garantir segurança, independência e perpetuidade às ações da instituição. “Ao destinarmos recursos para o fundo temos a segurança de que os recursos atenderão perenemente ao nosso propósito de longo prazo”, explica a presidente.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi é uma instituição sem finalidade econômica, responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997 com a missão de contribuir para o desenvolvimento local e humano, a organização vem focando sua atuação para o fortalecimento do protagonismo social como um caminho para contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde a AMAGGI mantém operações.