Vila Itanorte (MT) receberá formação digital de professores e melhorias pedagógicas

11 de janeiro de 2023

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a ConectarAGRO, tem elaborado soluções voltadas para a formação de educadores em ferramentas digitais e melhorias nas práticas pedagógicas das escolas estadual e municipal da Vila Itanorte (MT), onde está localizada a Fazenda Itamarati.

Para isso, em 2022, a equipe da FALM, em conjunto com as parceiras e por meio do projeto Formação Conectada, realizou um diagnóstico de conectividade e um educacional, além de elaborar um plano de ação participativo com a comunidade.

Diagnósticos: conectividade e educacional

A consultoria contratada MegaEdu, iniciou os trabalhos por meio do diagnóstico de conectividade, chegando à conclusão de que a conexão de internet é adequada ao uso das escolas. Entretanto, em relação ao diagnóstico educacional, realizado com apoio da consultoria Specta, foram identificados alguns desafios ligados ao ensino.

As equipes perceberam a necessidade de ofertar formações em ferramentas digitais e novas metodologias aos educadores da Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, voltada ao ensino fundamental e médio, e da Escola Municipal Itamarati Norte, especializada em educação infantil.

Plano de Ação Participativo

A partir do que foi identificado durante os diagnósticos, a equipe realizou o Plano de Ação Participativo. O objetivo desse plano, feito em conjunto com pais, responsáveis, professores e outros interessados da comunidade, foi elaborar propostas e ações nas duas escolas.

Inicialmente, a FALM apresentou detalhes da iniciativa. Depois, a comunidade se reuniu para contribuir com o processo, identificando potenciais para 2023.

Próximos passos: expectativas e planejamento

A formação em ferramentas digitais para professores está prevista para se iniciar em janeiro de 2023. A consultoria Sincroniza será responsável por ofertar as ações, que serão acompanhadas de perto pela equipe da FALM. De acordo com Adriana Caramello, responsável pelo projeto Formação Conectada, as expectativas são positivas.

Segundo ela, espera-se que, além da boa receptividade, haja uma melhoria significativa nas práticas pedagógicas de ambas as escolas, que estarão mais atualizadas para o uso de ferramentas digitais e, consequentemente, mais bem preparadas para lidar com o processo educacional das turmas.

“O projeto piloto uniu duas frentes: a conectividade e o uso pedagógico da tecnologia, com o potencial de melhoria do processo pedagógico. Esperamos que, ao final, tenhamos ótimos resultados, com impactos indiretos e diretos no desempenho escolar, e o ponta pé inicial para uma melhoria de médio e longo prazo na educação básica da vila, além de outras oportunidades identificadas nas visitas em campo. Acreditamos que as ações poderão aproximar a comunidade escolar da comunidade do seu entorno, tornando a escola mais atrativa”, diz Adriana.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.