FALM participa do Farmday, evento que conecta educadores e alunos às vivências do campo

18 de novembro de 2022

FALM e representantes da agroindústria e de instituições ligadas à área de qualificação profissional participaram de imersão na Fazenda Bom Futuro, em Campo Verde (MT). (Foto: Divulgação/Farmun)

Para identificar parcerias e possibilidades de implementar ações locais, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) participou, na última quarta-feira (09), do Farmday, evento promovido pelo Instituto Farmun. Entre os convidados estiveram presentes representantes da agroindústria e de instituições ligadas à área de qualificação profissional. Por meio de visitas guiadas e palestras na Fazenda Bom Futuro, em Campo Verde (MT), a FALM pôde conhecer de perto essa iniciativa que conecta educadores e alunos às vivências do campo.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento foi unir os principais setores da indústria do estado em prol de parcerias para capacitação das futuras gerações. A proposta é gerar conexão com pessoas e realidades do lado de dentro da porteira do agro, desmistificando conceitos sociais e observando desafios enfrentados pelo setor.

Ao conhecer toda a infraestrutura disponível para a imersão, a FALM pôde se inspirar no formato proposto pelos parceiros do Instituto Farmun na implementação do Farmday, que contou com um processo de imersão a respeito de todo o ciclo produtivo do algodão, além de outras atividades. Outro tema de destaque durante o evento foi a apresentação das iniciativas desenvolvidas pela Bom Futuro voltadas para questões socioambientais, como ações de reflorestamento e também atividades socioeducativas e culturais.

A participação da FALM no evento foi uma oportunidade para a idealização de novos projetos e parcerias futuras, principalmente voltados à qualificação profissional e empregabilidade. A atuação da FALM nessa frente, dentre outros objetivos, visa preparar jovens para acessarem oportunidades de emprego e promover a diversidade e inclusão no mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação, Daniele Paulo, a presença da FALM em eventos como esse é uma oportunidade para “estreitarmos relações com parceiros que realizam investimento social no estado de Mato Grosso e identificarmos oportunidades de sinergia para potencializar nossa atuação na promoção do desenvolvimento local e humano”.

O diretor executivo do Instituto Farmun, Michel Muniz, explica que o projeto surgiu da necessidade de aumentar a mão de obra qualificada em Mato Grosso, atingindo escolas públicas. Além disso, a ideia de reunir todas as entidades das agroindústrias é contar com a parceria desses setores. “Trazendo as instituições para vivenciarem essa experiência fica bem mais simples estreitar o relacionamento e mostrar a importância deste trabalho. (…) Nós precisamos ser um ‘hub’ de conexão desses alunos com as instituições que capacitam para o setor. Então nós trouxemos essas entidades para poder apoiar o projeto e atingir muitas mais jovens em nosso estado”.