FALM investe quase R$ 2,5 milhões para fortalecer capacidades locais em territórios onde a AMAGGI opera

10 de junho de 2022

Desde 2021, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) tem buscado mapear e compreender os desafios que as organizações da sociedade civil (OSCs) enfrentam nos territórios onde atuam, identificando, entre outras questões, o seu grau de maturidade por meio de diagnósticos, monitoramento e avaliação de resultados.

No total, a instituição está investindo, aproximadamente, R$ 2,5 milhões para contribuir com o desenvolvimento territorial de comunidades e municípios, por meio do fortalecimento das capacidades locais de organizações sociais da sociedade civil e conselhos municipais. As ações estão sendo realizadas desde o ano passado, com atuação em 17 municípios do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, estados onde a AMAGGI possui operações.

A FALM tem oferecido, além de um edital de incentivo financeiro, processos formativos e mentorias focados no aprimoramento de gestão, governança e aumento de impactos sociais positivos das organizações. Ao todo, mais de 100 OSCs, já participaram das primeiras formações oferecidas.

O Edital de Incentivo para OSCs selecionou 80 organizações que, além de serem contempladas com o recurso, também receberão mentorias voltadas para o seu fortalecimento institucional. Para o Edital A FALM investiu, aproximadamente, R$ 1 milhão, e os temas apoiados foram os seguintes:

1) Estrutura e tecnologia;

2) Regularização administrativa, financeira e fiscal;

3) Aprimoramento da gestão;

4) Redes de conhecimento.

Outra frente, também em andamento, é o trabalho de fortalecimento dos conselhos municipais que, juntamente com as organizações sociais da sociedade civil, desempenham um papel muito relevante na garantia da democracia participativa e no acesso às políticas públicas e direitos sociais.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997 com a missão de contribuir para o desenvolvimento local e humano, a organização tem focado a sua atuação para o fortalecimento do protagonismo social como um caminho para contribuir com o desenvolvimento de municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfretamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com instituições sociais e outras organizações estratégicas.