FALM é uma das instituições parceiras do BNDES em iniciativa de qualificação profissional

9 de agosto de 2022

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) tornou-se uma das instituições parceiras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em uma iniciativa de qualificação profissional, o “Novos Rumos”. O objetivo é incentivar projetos de qualificação profissional nas temáticas indústria 4.0, tecnologia da informação e qualificação verde, com foco em pessoas em condição de vulnerabilidade social, de todo o país.

Nos últimos anos, a FALM tem trabalhado cada vez mais com foco em ações de empregabilidade, qualificação profissional e empreendedorismo. Atualmente, a Fundação conta com uma iniciativa de qualificação profissional, que tem como missão ampliar a oferta, o acesso e a permanência de mão de obra local no mercado de trabalho, a fim de contribuir para a inclusão social produtiva.

A ação faz parte do BNDES Parcerias, série de ações do Banco que busca alavancar recursos em conjunto com outras empresas e instituições. Até o momento, outras sete instituições se juntaram ao BNDES para investir em projetos do “Novos Rumos”: Abiogás, Ânima Educação, Cedae, Energisa, iFood, Norte Energia, TIM, Totvs e XP.

Edital Novos Rumos

Na última segunda-feira (08), ocorreu o lançamento do edital para selecionar a instituição responsável por gerir e operacionalizar a ação. O evento contou com a participação de porta-vozes de todas as instituições apoiadoras e, entre elas, Belisa Maggi, presidente da FALM, que destacou a importância de ações como essa.

“Para a FALM, empregabilidade e qualificação profissional são temas que se complementam. Acreditamos que essa iniciativa é fundamental para tirarmos as pessoas da vulnerabilidade, inserindo-as em empregos mais dignos. Estamos muito felizes em fazer parte disso e agradecemos muito pela parceria do BNDES e de todas as outras instituições”, afirma.

No âmbito dessa iniciativa, a FALM garantirá um apoio total de R$ 1 milhão. Com até R$ 30 milhões em recursos do BNDES Fundo Socioambiental, o Banco irá aportar R$ 1 a cada R$ 1 doado pelas instituições apoiadoras. Espera-se que a ação alcance, no mínimo, R$ 60 milhões.

Seleção pública

A seleção pública apresentada se destina à escolha de uma instituição para gerir e operacionalizar a ação. Ela ficará responsável por realizar a gestão dos recursos levantados, a estruturação e o acompanhamento dos projetos e a medição de indicadores de eficácia e efetividade. Além disso, fará a captação de recursos junto a instituições apoiadoras.

Saiba mais acessando o edital: www.bndes.gov.br/novosrumos