FALM e Childhood Brasil promovem ações sobre violência contra crianças e adolescentes

19 de abril de 2022

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a ONG Childhood Brasil e a prefeitura de Itacoatiara/AM, tem promovido diversas ações e oficinas de apoio à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Itacoatiara, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o tema de violência e abuso sexual infantojuvenil. Além disso, a iniciativa tem servido para apoiar o município amazonense no sentido de delinear estratégias de escuta especializada às vítimas. O lançamento ocorreu em março deste ano, e contou com a participação online de 25 profissionais.

Entre os presentes durante o primeiro encontro, estavam representantes das áreas de saúde, educação, assistência social, juizado da infância e juventude, além de conselhos tutelares e prefeitura municipal. Na ocasião do lançamento, foi apresentada a linha do tempo das ações realizadas, além de um cronograma sobre os próximos passos das ações.

De acordo com a coordenadora de projetos da FALM, Daniele Paulo, o ano passado foi determinante para a consolidação da parceria, que se estende ao longo de 2022. “2021 foi um ano muito importante para a Fundação, pois conseguimos realizar a formação em Escuta Especializada e houve a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. Isso tudo tem sido essencial para o nosso trabalho”.

Na opinião da gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler, 2022 será um ano direcionado para pôr em prática as ações, implementando fluxos e protocolos. “Juntos estamos construindo uma nova realidade para crianças e adolescentes de Itacoatiara. Contamos muito com a rede e com o comitê gestor, além de todas as pessoas que precisam trabalhar de maneira concentrada e focada nesse esforço para entregar um legado às crianças e adolescentes desse município”.

Maio Laranja

Para dar continuidade aos trabalhos de conscientização sobre o tema, a FALM e a Childhood Brasil promoverão diversas atividades em maio, mês marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e que é lembrado todo dia 18. Conhecido também como Maio Laranja, a data servirá para que as instituições tracem ações que priorizem a prevenção à violência, além de promover debates sobre escuta especializada e a importância da garantia dos direitos humanos.

Sobre a FALM

Desde 1997, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), fruto de um Investimento Social Privado (ISP) da Amaggi, é responsável por promover o desenvolvimento local, sustentável e humano, transformando a realidade de pessoas e comunidades pelo Brasil afora. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM trabalha com foco direto nas áreas de meio ambiente, assistência social, educação e geração de renda, além de consolidar parcerias em rede com instituições sociais, órgãos governamentais e outras organizações estratégicas.