FALM e Childhood atuarão no fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara em 2022

21 de março de 2022

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a organização Childhood Brasil darão continuidade à ação de fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, no ano de 2022. A confirmação da continuidade dos trabalhos este ano – realizados em conjunto com o poder público e organizações sociais – foi anunciada nesta segunda-feira (21) pela FALM e pela Childhood Brasil.

As ações de fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara incluem a elaboração e a implantação de fluxos e protocolos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência. Segundo a FALM e a Childhood Brasil, os trabalhos começam ainda em março e se estendem até novembro, com oficinas e mentorias (online e presenciais).

“Sabemos que 2022 será de fundamental importância para o fortalecimento dos fluxos e protocolos para o município. Precisamos juntar esforços com toda a rede de proteção e cada um fazer sua parte nesta construção. Seremos parceiros na busca para a efetivação da Lei em Itacoatiara”, comentou Aletéa Rufino, gerente de Investimento Social da Fundação André e Lucia Maggi.

Rede de Proteção

As iniciativas para fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara são todas implementadas junto aos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, criado em 2021 no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e integrado por profissionais das principais Secretarias Municipais, Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude e Organizações Sociais. Os trabalhos também estão baseados em um diagnóstico realizado em 2020 pela FALM e pela Childhood Brasil, demonstrando as potencialidades e fragilidades existentes na Rede de Proteção de Itacoatiara.

Dentre as iniciativas da Rede de Proteção em 2021, esteve a realização do curso de Escuta Especializada, uma parceria entre a FALM, a Childhood Brasil e a Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp). O curso possibilitou a formação de 48 profissionais, de 12 órgãos e entidades de Itacoatiara, que receberam 120 horas de treinamento on-line e mentorias sobre teoria e prática no trabalho de preservação da integridade física e emocional da criança e do adolescente vítima de violência, evitando a “revitimização” e ampliação do sofrimento.

As parcerias e as ações junto a Rede de Proteção visam à efetivação em Itacoatiara da Lei n° 13.431/2017, que institui no país a escuta especializada no processo de enfrentamento à exploração e acompanhamento de crianças e adolescentes vulneráveis às diversas violações de direitos.

Responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI, a FALM tem sido parceira da Rede de Proteção em Itacoatiara desde 2019. As ações da parceria também estão em linha com o Pacto Empresarial Programa na Mão Certa, iniciativa integrada pela AMAGGI desde 2004 e que mobiliza empresas e entidades para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.