Investimento Social Privado e Filantropia: GIFE promove formação para empresas de MT

25 de março de 2022

Nos dias 28 e 31 de março, o GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) irá promover uma formação online gratuita em ISP (Investimento Social Privado) e Filantropia. A capacitação é voltada para os participantes da RIS-MT (Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso) e demais empresas interessadas.

Os encontros ocorrerão das 9h às 11h30 (horário de Cuiabá) e serão uma oportunidade para conectar empresas com os principais debates, conceitos, temáticas e tendências do campo. Além de proporcionar aos participantes uma visão panorâmica do setor filantrópico e do ISP, a formação irá promover troca de experiências, fortalecimento de iniciativas já existentes, e ampliação e qualificação de projetos sociais já realizados ou que venham a ser organizados pelas empresas participantes.

A programação contará com palestras do Inclusive Growth Manager na AmBEV, Carlos Eduardo Pignatari Filho, e da Gerente na Fundação da empresa Raízen, Lúcia Telles. Toda a formação será ao vivo e transmitida pela plataforma Zoom.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Planejamento de ações para 2022

A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso, por meio da ação coletiva e coordenada de investidores sociais, gerando benefícios mensuráveis e permanentes para a região.

No dia 15 de fevereiro de 2022, foi realizado um encontro para planejar as atividades do ano da RIS-MT. Entre os temas discutidos, estavam: Plano de ação para 2022, Apresentação do Plano de Formação Básica para a RIS-MT e Atualização do Fundo de Educação.

A partir do balanço e definição do plano de ação realizado junto aos membros da Rede, ficaram estabelecidas as seguintes metas para 2022:

1 – Formação básica para membros e não membros da RIS-MT em Investimento Social Privado e Filantropia;

2 – Estimular a troca de experiências entre os membros da Rede;

3 – Avançar no Fundo Conjunto para Educação;

4 – Mobilizar mais membros para a RIS-MT.

Em relação à terceira meta estabelecida pelo grupo – Avançar na estruturação de um “Fundo filantrópico colaborativo para apoio a projetos de educação no Estado de MT” -, no presente

momento o Fundo conta com um recurso de R$ 350.000,00, mobilizado junto às instituições Fundação André e Lucia Maggi, Instituto SLC, Itaú Social, Unimed Cuiabá e Sicoob.

A expectativa da RIS-MT é mobilizar mais empresas e instituições para apoiarem o Fundo, que visa apoiar projetos na área de Educação que atendam aos principais desafios no pós-pandemia, tais como recuperação da aprendizagem dos alunos, minimização de riscos de evasão escolar e combate às questões relacionadas ao equilíbrio socioemocional dos alunos.

Para mais informações, dúvidas ou comentários sobre a RIS-MT, entre em contato pelo e-mail: articulacao@gife.org.br.