Evento sobre qualificação profissional discute estratégias para empregabilidade e trabalho

20 de julho de 2022

Oficina promovida pela FALM reuniu representantes da AMAGGI. (Foto: Camila Santana)

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, com emprego pleno e trabalho decente para todas as pessoas. Foi tomando como base o oitavo objetivo, “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que o Grupo de Trabalho “Qualificação Profissional” discutiu sobre empregabilidade, trabalho e renda. A oficina, realizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), contou com a presença da equipe da Diretoria de Gente da AMAGGI. O propósito foi definir linhas estratégicas voltadas para a iniciativa de qualificação e empregabilidade, que faz parte do novo programa Crescendo com o Local.

De acordo com a “Tese de Impacto Social em Empregabilidade”, estudo realizado pela organização Artemisia, dados do IBGE apontam que 60% da população brasileira vive com até R$ 22 por dia, o equivalente a 112 milhões de pessoas, e 41% dos brasileiros estão inseridos em trabalhos informais, sendo que alguns grupos sociais são mais afetados do que outros.

É o caso de pessoas negras, cuja taxa de desocupação é historicamente mais elevada do que a de pessoas brancas, e mulheres que, apesar de comporem a maioria da população brasileira, representam a minoria da força de trabalho. A discrepância de gênero e raça é ainda maior em cargos executivos e da alta administração.

A partir da elucidação de dados nacionais como esses durante a apresentação, a FALM, juntamente com a AMAGGI, se uniu para dar luz às principais problemáticas nas áreas de contratação e retenção de talentos. Após o mapeamento dessas questões, o time discutiu possíveis soluções aos desafios relacionados à empregabilidade (como mão de obra qualificada, por exemplo), com foco na transformação social.

Como encaminhamentos da reunião, os times indicaram alguns pontos a serem trabalhados nos próximos meses, sendo alguns deles os seguintes: levantamento de empresas e vagas do setor do agronegócio que mais contratam e de pretensão de vagas até 2023; mapeamento de instituições voltadas para qualificação profissional; diálogos da FALM com empresas do setor do agronegócio e com as áreas de RH da AMAGGI entre outros.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e humano nos municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfrentamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com instituições sociais e outras organizações estratégicas.