Estudantes da Fatec Senai Rondonópolis visitam fazenda em Pedra Preta a convite da FALM e da AMAGGI

22 de dezembro de 2023

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a AMAGGI abriram as portas da fazenda Leonardo, localizada na região de Pedra Preta-MT, para receber a turma do curso de Agrocomputação da Fatec Senai Rondonópolis-MT. A visita técnica, realizada em novembro, proporcionou uma imersão prática nas atividades ligadas à Agricultura Digital, como uma iniciativa estratégica do projeto Agrocomputação, fruto da parceria entre as duas instituições.
Ao todo, 22 pessoas, entre alunos e professores, participaram da visita, abordando práticas, oportunidades e desafios da área de Agrocomputação. Foram abordados temas como telemetria, pluviometria, sistematização e geoprocessamento, oferecendo aos participantes uma compreensão mais profunda das inovações tecnológicas aplicadas na gestão agrícola moderna.
Durante a visita, os estudantes conheceram algumas das máquinas agrícolas utilizadas na fazenda, exploraram as plantações e acompanharam o uso de drones para a aplicação estratégica de produtos. O objetivo do contato direto com as tecnologias empregadas na fazenda foi aproximar os participantes da realidade do mercado de trabalho.
Adriana Caramello, Analista de Projetos da FALM, destaca a importância dessa iniciativa: “A visita técnica à fazenda Leonardo representa um passo significativo na concretização dos objetivos do projeto Agrocomputação. A integração entre teoria e prática é fundamental para a formação de profissionais capacitados e atualizados com as demandas do setor”.

Sobre o curso
O Curso de Graduação Tecnológica em Agrocomputação tem carga horária total de 2.600 horas, cursadas em período noturno de forma híbrida, sendo aulas remotas durante a semana e aulas presenciais na sexta-feira (período noturno) e sábado (integral), com a duração de 36 meses, com foco no desenvolvimento de conhecimentos em relação às Ciências Agrárias, Processamento e Análise de Volumes de Dados, Manutenção de Sistemas Automatizados, Gestão de Sistemas do Agronegócio de acordo com normas técnicas e de qualidade e legislações específicas como ambiental, trabalhista e de saúde e segurança no trabalho.

Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.