Encontro “Crescendo com o Local” promove diálogo e fortalecimento cultural em Itacoatiara, no Amazonas

23 de outubro de 2023

O Centro Cultural Velha Serpa, localizado em Itacoatiara (AM), foi o cenário de uma nova edição do Encontro “Crescendo com o Local”, realizado na última quarta-feira (18). Durante todo o dia, o evento proporcionou um ambiente de realizações, diálogo e colaboração entre os agentes culturais do município, com o objetivo de fortalecer as raízes culturais da região. O evento foi promovido pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM).

A programação teve início pela manhã com o painel intitulado “Descobrindo as Raízes e as Redes Culturais Itacoatiarenses”. Participaram do bate-papo o Secretário de Cultura, Alfredo Luiz, a Diretora da Grifo, Lygya Rodrigues, e Aletéa Rufino, Gerente de Investimento Social da FALM, com a mediação da Analista de Comunicação, Bruna Maciel. O foco do diálogo foi destacar as principais ações que a prefeitura vem realizando e compartilhar o diagnóstico realizado por Lygya na cidade, identificando pontos-chaves que podem ser trabalhados pela fundação em conjunto com os atores locais. Além disso, foram discutidas as ações que a FALM irá realizar em 2024 no Centro Cultural Velha Serpa.

À tarde, o evento contou com o painel “Um Olhar para a Cultura: Roda de Conversa com Atores Locais”, que teve a participação de Adnilson Lara (Dj taba), vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso, e Eder Gama, diretor do coletivo “Da Teus Pulos”, com a mediação da Analista de Projetos Josandra Rocha. O bate-papo abordou temas relacionados às melhores práticas para o fortalecimento da cultura, ao processo de criação de um conselho cultural, à gestão de fundos municipais e estaduais, à construção colaborativa de políticas culturais, ao papel das pessoas e instituições em um conselho e aos desafios enfrentados na construção de redes culturais. Também foram discutidas as oportunidades que surgem quando diferentes setores se unem em prol do desenvolvimento de políticas culturais na região.

As apresentações culturais ficaram sob o comando do grupo folclórico de dança infantil da região, que apresentou a Ciranda “A emoção do cirandeiro” e a dança das indígenas muras.

A programação incluiu também a Rota Cultural, que contempla a visitação de novos pontos históricos de grande importância para o patrimônio cultural da região e foi mediada por Márcia Honda, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Manaus, e o historiador Francisco Gomes da Silva.

O historiador, inclusive, parabenizou a iniciativa da FALM e avaliou o encontro como “histórico”, em razão da aproximação da “comunidade para debater momentos-problemas, seguido da Rota Cultural”. Francisco Gomes aproveitou para sugerir que tais realizações sejam mais aprofundadas, pois considera “importantes para esclarecer e motivar nossas autoridades e, especialmente, os estudiosos de Itacoatiara”.

Para encerrar o evento com chave de ouro, o quintal Velha Serpa foi palco do Sarau, que reuniu o melhor do artesanato e culinária produzido na região, incentivando a profissionalização de artesãos e culinaristas que produzem no âmbito familiar.

A Presidente da FALM, Belisa Maggi, destacou o desejo de continuar caminhando com a comunidade: “quero expressar nosso desejo de continuar as parcerias já condicionais e de testemunhar os avanços que estão ocorrendo a largos passos”.