Diagnóstico com organizações da agricultura familiar no Amazonas demonstra desafios e oportunidades para a economia local

30 de novembro de 2022

Para dar sequência às ações do projeto Cultivando o Futuro, iniciativa que contribui para o acesso de agricultores familiares a mercados mais inclusivos, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizou, nos dias 03 a 12 de outubro, um diagnóstico participativo com três associações e uma cooperativa de Itacoatiara (AM). O objetivo do trabalho foi identificar desafios, oportunidades e o nível de maturidade das organizações, a fim de se tornarem fornecedores de alimentos para o refeitório da AMAGGI no município e de outros mercados locais.

Um dos principais achados da ação foi o fato de que, em todas elas, há desafios relacionados à expansão da produção agrícola e diversificação dos clientes, o que pode restringir a capacidade das associações e da cooperativa de gerarem mais renda às famílias associadas e cooperadas. A logística também foi considerada um desafio, visto que a dependência no transporte fluvial para a venda dos produtos tende a aumentar a complexidade e o custo da atividade, principalmente durante os meses em que o nível da água dos rios está baixo, dificultando a comercialização.

Mesmo assim, todas as organizações foram consideradas como potenciais fornecedores de alimentos para o refeitório da AMAGGI nem Itacoatiara e outros mercados privados, já que trabalham com produtos essenciais, como frutas e hortaliças. Além disso, em geral os empreendimentos têm boa capacidade produtiva e de engajamento comunitário.

Como próximos passos, a FALM pretende fortalecer institucionalmente as organizações, por meio de oficinas participativas com as lideranças, formações e elaboração de planos de negócios, bem como suporte na comercialização dos produtos e auxílio na implementação de orçamentos e negociações.

Segundo a Coordenadora de Projetos da FALM, Daniele Paulo, preparar e incluir produtores da agricultura familiar em iniciativas como essa é importante para o fortalecimento da economia dos territórios e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Investir no aprimoramento de gestão e práticas dos empreendimentos da agricultura familiar também contribuirá para aumentar sua participação nos mercados privados e na manutenção deste segmento da economia”, afirma.

O projeto Cultivando o Futuro faz parte do subprograma de Agricultura Familiar da FALM e conta com o apoio das áreas de Suprimentos, Sustentabilidade e Recursos Humanos da AMAGGI, além do apoio de uma consultoria especializada.

Agricultura Familiar na FALM

Em 2022, a FALM criou a iniciativa de Agricultura Familiar, que faz parte do Programa Crescendo com o Local. O objetivo é fortalecer e incluir empreendimentos da agricultura familiar para que acessem mercados e canais de comercialização a preços mais justos. A FALM incentiva melhores práticas de gestão, a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável. Além disso, trabalha na inclusão da agricultura familiar na cadeia de valor da AMAGGI e demais mercados privados, valorizando todo o setor e, consequentemente, produtos orgânicos e da sociobiodiversidade.

Nossa atuação mira no combate às principais causas da vulnerabilidade socioeconômica e ambiental das famílias rurais, buscando caminhos para que esse segmento seja fortalecido na economia dos territórios e reconhecido imprescindível para a sustentabilidade econômica e social do país. Essa iniciativa está ligada diretamente às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável, e do ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e humano nos municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfrentamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com instituições sociais e outras organizações estratégicas.