Como as organizações da sociedade civil auxiliam no fortalecimento territorial e local

14 de julho de 2022

Por Juliana Damiani (HUMANA)*

Ao fomentar ou promover processos de desenvolvimento territorial, deve-se buscar fortalecer as capacidades locais das instituições instaladas no território (associações, ONGs, cooperativas, prefeitura) para a construção de pontes que permitam melhoria nas dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais com base na sua identidade, e aproveitamento máximo das potencialidades locais.

O fortalecimento das instituições cria condições e oportunidades relacionadas ao contexto em que estão inseridos para enfrentar grandes desafios, geralmente impostos por processos históricos estruturantes, como a pobreza e as desigualdades sociais.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento do território onde as organizações estão inseridas, facilitando a capacidade de realizar escolhas adequadas ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria das condições de vida. O fortalecimento pode se dar de várias formas, principalmente por meio de quatro estratégias:

1. Processos formativos
  2. Institucionalização, formalização ou regularização de organizações locais
  3. Apoio técnico da gestão pública local
  4. Apoio técnico às cadeias produtivas locais

Nessa perspectiva, os diagnósticos de potencialidades e mapeamento dos atores locais, com capacidade de trabalho em rede, podem ser instrumentos importantes para dar início à construção de agendas comuns, contribuindo para dar foco a projetos e programas coletivos e catalisar investimentos.

Todos esses elementos ajudam no processo de fortalecimento do capital social nos territórios, tornando os desafios complexos mais palatáveis, a partir da proposição de soluções com um olhar multidimensional.

As maturidades das institucionalidades locais refletem diretamente no desenvolvimento de um território. Ou seja, quanto mais maduras são as organizações locais, mais maduro é o território para entrar em ciclos de desenvolvimento que sejam duradouros e inclusivos.