Capacitações da FALM fortalece proteção de crianças e adolescentes em Itacoatiara/AM e Porto Velho/RO

15 de abril de 2024

Nos últimos dias de março e início de abril, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizou duas importantes capacitações em parceria com a Childhood Brasil, visando fortalecer a atuação de profissionais envolvidos na proteção de crianças e adolescentes em Itacoatiara/AM e Porto Velho/RO.

Em Itacoatiara, no Amazonas, a capacitação reuniu 25 participantes, entre conselheiros tutelares, técnicos de Unidades Básicas de Saúde e representantes da Ronda Maria da Penha. Durante três dias intensos de aprendizado, os profissionais discutiram temas cruciais, desde os Direitos da Criança e do Adolescente até questões relacionadas à violência sexual e ao fluxo de atendimento em casos de violência. Mirian Viana, Analista de Projetos da FALM, destacou a importância dessas iniciativas para fortalecer a atuação dos profissionais, enfatizando o compromisso da FALM com o desenvolvimento local e a proteção da infância e adolescência.

Enquanto isso, em Porto Velho, em Rondônia, outra capacitação reuniu 19 atores da rede no primeiro dia, 16 no segundo e 23 no último, incluindo conselheiros tutelares e membros do CMDCA. Os participantes debateram temas como o funcionamento do Conselho Tutelar, desafios enfrentados ao longo dos 34 anos do ECA e legislação sobre escuta especializada e depoimento especial. Apesar dos desafios, como divergências de opiniões entre os atores da rede, a FALM conduziu a capacitação buscando o empoderamento da rede local.

Ambos os eventos foram marcados por trocas de experiências e aprendizados, destacando a importância do trabalho em rede para garantir o pleno atendimento e proteção das crianças e adolescentes.

“A FALM busca não apenas fornecer conhecimento técnico, mas também promover um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os participantes se sintam capacitados e apoiados em sua missão de proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou Mirian Viana.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.