Bolsistas da FALM, de curso superior em Agrocomputação, ficam entre os primeiros colocados em desafio e ganham viagem

16 de maio de 2022

Estudantes bolsistas do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação, da Faculdade de Tecnologia de Mato Grosso (Fatec Senai/MT), foram premiados entre os três primeiros colocados no Desafio Operations Center, realizado pela John Deere em maio deste ano. O objetivo foi realizar um treinamento prático e gamificado, com atividades que envolveram desafios relacionadas a agricultores rurais durante uma safra de colheita de grãos. A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), iniciativa mantida pela empresa Amaggi, foi responsável por conceder as bolsas de estudo aos jovens, que iniciaram as aulas em 2021 e em 2022.

Aproximadamente 60 estudantes participaram do desafio que durou, no total, quatro semanas intensas. Os três primeiros colocados foram contemplados com uma viagem para conhecer as operações da John Deere em Campinas, no interior de São Paulo, onde a empresa atua, além de um conjunto de facas personalizadas.

O primeiro lugar foi concedido a Flávio Teixeira Damascena Junior, 25 anos, jovem de Cuiabá (MT), que se sentiu realizado com o feito. “Nesse desafio eu tive a oportunidade de aprender sobre todas as funcionalidades do sistema, sobre como obter dados da produtividade agrícola, e toda a relação de mecanização agrícola. Eu tive a felicidade de ficar em primeiro lugar e estou muito animado com a viagem. Acredito que lá eu terei a possibilidade de desenvolver ideias, aprender coisas novas e ter uma visão mais industrial”.

Em terceiro lugar ficou Alessandra Rubia Pinto do Nascimento, 20 anos, também moradora de Cuiabá. Segundo ela, tanto o desafio quanto o curso representam uma etapa de novas descobertas para a sua vida. “Eu fui a única representante feminina do curso no desafio e fiquei muito feliz. Eu vejo tudo isso como uma oportunidade ímpar pra mim, porque é a minha primeira graduação e eu tenho aprendido muito. O estágio, por exemplo, me deu uma boa base, porque pude conhecer toda a fazenda em si e como funcionam as operações, além do setor de agricultura digital”.

A FALM e a AMAGGI foram convidadas a participarem do encerramento e apresentação dos resultados do desafio. Para Diego Mota, Coordenador de Agricultura Digital na Fazenda Itamarati e representante da AMAGGI na premiação, “é muito importante incentivar a aproximação do que estudamos com a prática, pois as realidades são muito diferentes”.

Outro bolsista da FALM a ser classificado entre os cinco primeiros foi Noel Silva Oliveira Junior, que conquistou o quarto lugar. “Participar do desafio foi algo que me despertou nessa área. Eu não tinha muito contato com o tema, então foi um desafio que me ocupou muito tempo. Pra mim foi difícil, mas apesar de não ter conseguido ficar entre os três primeiros colocados, eu consegui uma boa posição e me sinto orgulhoso disso”. Segundo Noel, ser bolsista, graças à FALM, também tem facilitado muito a vida dele, que não precisa ter nenhuma preocupação financeira com a faculdade.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997 com a missão de contribuir para o desenvolvimento local e humano, a organização tem focado a sua atuação para o fortalecimento do protagonismo social como um caminho para contribuir com o desenvolvimento de municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfretamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com instituições sociais, órgãos governamentais e outras organizações estratégicas.