AMAGGI e FALM são reconhecidas por ações em prol dos direitos de crianças e adolescentes

7 de dezembro de 2022

Foto: Romero Cruz | Danilo Ramos

A AMAGGI e a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) foram reconhecidas no 16º Encontro Anual Na Mão Certa pelas boas práticas e iniciativas voltadas ao combate à violência e exploração de crianças e adolescentes. As ações integram o Programa ‘Na Mão Certa’ da Childhood Brasil.

O evento ocorreu em novembro deste ano, no Teatro Sei, em São Paulo (SP), e contou com 450 convidados, entre empresas, caminhoneiros e caminhoneiras, representantes de instituições públicas e organizações do terceiro setor, além da presença da rainha Sílvia da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation.

Durante o encontro, a Coordenadora de Projetos da FALM, Daniele Paulo, apresentou os resultados da Rede de Proteção de Itacoatiara (AM), uma iniciativa cujo apoio da Fundação foi essencial para contribuir na implementação de novos fluxos e de um protocolo de atendimento em escuta especializada. A partir disso, crianças e adolescentes do município já podem relatar uma situação de violência sofrida apenas uma vez e de forma mais eficiente, sem a necessidade de passar por diversos órgãos com diferentes protocolos de atendimento.

Segundo Daniele, “a partir do compartilhamento da iniciativa desenvolvida pela FALM em Itacoatiara (AM), esperamos ter motivado outras empresas, fundações, institutos e o Poder Público de outros municípios a investirem em ações efetivas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes”.

O evento serviu ainda como uma oportunidade para a Fundação ser reconhecida por seu protagonismo social, por meio de parcerias, da escuta e diálogo com as comunidades e do fortalecimento de redes locais. Já a AMAGGI, que é signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, foi reconhecida por cumprir, por mais um ano consecutivo, com todos os requisitos do Programa em 2022.

A Supervisora Socioambiental da AMAGGI, Heloísa Torres, representou a empresa na ocasião e recebeu o reconhecimento. De acordo com Heloísa, são realizados treinamentos com colaboradores, campanhas de sensibilização internas e externas, além do monitoramento de indicadores, o que reforça o compromisso institucional de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em rodovias e hidrovias do país.

A supervisora destacou a importância da parceria entre Fundação e AMAGGI no enfrentamento do tema e no acolhimento de crianças e adolescentes. “Se olharmos só para a cadeia e para a operação, nós não vamos mudar o cenário local, mas quando olhamos também para o território, que é onde entra o trabalho da FALM, ajudamos colaboradores e comunidades a entenderem que é preciso organizar uma rede e tratar isso da melhor forma. É esse o cenário ideal que buscamos com a parceria entre a FALM e a AMAGGI”, afirma Heloísa.

PNMC e 16º Encontro Anual

Lançado em 2006, o Programa Na Mão Certa é uma iniciativa pioneira da Childhood Brasil e referência nacional na busca de soluções para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA), unindo empresas, organizações da sociedade civil e governos. O 16º Encontro Anual foi estruturado em quatro painéis que apresentaram diferentes iniciativas e projetos do Programa Na Mão Certa. O evento completo está disponível no canal do YouTube da Childhood Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=KPkYW-Yyfqk

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e humano nos municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfrentamento da violência, entre outros.

Sobre a AMAGGI

Com 45 anos de fundação, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável.

Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai e Suíça.