AMAGGI e FALM preparam estudantes de MT para a agricultura digital com palestras e doação de equipamentos

3 de agosto de 2022

Bolsistas da FALM e coordenadores da AMAGGI se reúnem em evento. (Foto: Raphael Nilkerson)

A partir de uma articulação entre a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a AMAGGI, estudantes do curso de Agrocomputação, da Fatec Senai/MT, estarão mais preparados para atuarem no campo e no mercado de trabalho. Durante um evento promovido pela FALM, na sede da instituição de ensino, o curso recebeu um mostruário de equipamentos de agricultura digital, doado pela AMAGGI, além de palestras com três coordenadores de fazendas da empresa sobre assuntos relacionados a tecnologias do agronegócio.

A atividade é resultado de uma estratégia de aproximação entre as instituições e o mercado de trabalho, oportunizada pelo Projeto Fatec. A iniciativa, fruto de uma parceria da FALM com a faculdade, tem como objetivo ofertar bolsas de estudo a jovens de 18 a 25 anos, promovendo empregabilidade e qualificação profissional. Atualmente, o projeto da Fundação conta com oito bolsistas: cinco de Cuiabá e três de Rondonópolis (MT).

De acordo com a Analista de Projetos da FALM, Adriana Caramello, o intuito do evento foi conectar estudantes com coordenadores regionais de Agricultura Digital da AMAGGI, além de realizar a doação do equipamento. “Trouxemos os coordenadores para compartilharem experiências, porque quem estuda sobre Agrocomputação poderá auxiliar na eficiência da produção e na minimização de custos”.

Os equipamentos doados contam com monitores, sensores e antenas para contribuírem com o funcionamento da tecnologia embarcada. É um sistema que permanece integrado a um microprocessador e permite otimizar tarefas na agricultura digital. Os estudantes poderão fazer análises e coleta de dados.

As palestrantes ocorreram na sede da Fatec Senai, em Cuiabá. (Foto: Raphael Nilkerson)

Uma das bolsistas de Agrocomputação é Alessandra Rubia, de 21 anos, que ingressou em 2021 no curso e já atua como estagiária na área de Geoprocessamento, em Cuiabá. “Pra mim foi inovador, porque antes eu via mais a agricultura convencional, com trabalhadores que operavam máquinas que exigiam muito mais esforço, e quando eu entrei no curso eu vi um mundo novo, que unia o agro à computação. Isso é muito emocionante.”

Para o Diretor Acadêmico da Fatec Senai/MT, Valdir Pereira de Souza Júnior, a parceria permite que tecnologias úteis à realidade do campo sejam aproveitadas de forma didática, e avalia como positiva a presença de bolsistas. “A FALM faz um acompanhamento muito próximo e eles demonstram uma vontade muito maior de corresponder às expectativas, o que melhora toda a absorção de conteúdo repassado”.

Na visão da Coordenadora Regional de Agricultura Digital da AMAGGI e uma das palestrantes do evento, Karinna Oliveira, atualmente, há um déficit de profissionais qualificados na área. “A gente enxerga esse curso como uma oportunidade para reduzir essa defasagem de mão de obra, trazendo todas as informações possíveis para que esses futuros profissionais enxerguem um universo de possibilidades”.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e humano nos municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfrentamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com organizações estratégicas.