Blog

Ações financiadas por Investimento Social Privado transformam vida de milhares de estudantes do Mato Grosso

15 de novembro de 2023

Resultados de iniciativas de impacto social desenvolvidas no estado serão apresentados — nesta quinta-feira (9), em Cuiabá — por instituições associadas ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), referência nacional em Investimento Social Privado/filantropia

Cuiabá (MT), 9/11/2023 — Quase 3 mil alunos de escolas públicas do Mato Grosso vêm sendo beneficiados pelo programa “Educando para a Vida” — uma iniciativa desenvolvida com recursos de Investimento Social Privado (ISP)/filantropia. Em todo o país, são mais de 9,6 mil estudantes que recebem, gratuitamente, formação para o desenvolvimento de competências socioemocionais de forma a se identificar potencialidades dos alunos e oportunidades de transformação na vida destas pessoas.

O programa é desenvolvido pelo Instituto SLC, em parceria com secretarias municipais de Educação, por meio de apoio pedagógico e formação de professores, gestores escolares e pais dos estudantes. Atualmente, a iniciativa é executada em escolas públicas das cidades de Diamantino, Querência, Sapezal e Tabaporã. “Para 2024, o programa poderá ser expandido para os municípios de Nova Mutum, Campo Novo dos Parecis, Santa Rita do Trivelato e Porto dos Gaúchos”, antecipa o executivo do Instituto SLC, Leandro Parker.

Outra ação social financiada pelo ISP no Mato Grosso é o “Educação Financeira nas Escolas”. São 15 escolas e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) habilitadas no estado para a execução do programa, cujo objetivo é contribuir para o despertar da importância da inclusão e da educação financeira dos cidadãos, despertando atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável.

Desenvolvida pelo Instituto Sicoob, em parceria com prefeituras municipais, a ação beneficia crianças do Ensino Fundamental 1 [de 6 a 10 anos de idade], com foco em questões como “de que maneira as pessoas se relacionam com o dinheiro”; “o que elas têm feito para alcançar seus sonhos”; “como saber para onde vai o seu dinheiro”; “a importância de elaborar orçamento”; “a diferença entre dívida e endividamento”; “previdência, aposentaria e investimentos”.

“O programa trabalha valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular bons hábitos financeiros e de cidadania”, pontua a coordenadora de Governança e Investimento Social do Instituto Sicoob, Patrícia Rego.

Resultados de iniciativas de impacto social como estas serão apresentados pelos institutos SLC e Sicoob, além de outros investidores do Mato Grosso, nesta quinta-feira (9), em Cuiabá, durante encontro promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), ao qual as referidas instituições são associadas.

O evento é coordenado pela Rede de Investidores Sociais do estado (RIS-MT) e tem o propósito de avaliar “O papel do ISP na melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso”. “Os diálogos estão organizados em dois painéis: ‘Onde precisamos priorizar a nossa atuação?’ e ‘Quais as lições aprendidas a partir da prática do ISP em apoio à educação pública?’”, explica a coordenadora de Relacionamento do GIFE, Luiza Pinheiro.

Além de associados GIFE, outros investidores sociais, gestores públicos e lideranças de organizações da sociedade civil estarão no encontro, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir melhores práticas e traçar estratégias colaborativas que possam contribuir para o fortalecimento da educação pública no estado. 

Temas como “o papel das empresas na promoção da educação”, “parcerias entre os setores privado e o público” e “o uso de recursos e expertise empresarial para impulsionar a qualidade do ensino” nortearão os debates. Também será apresentado o projeto do Fundo Colaborativo de Educação da RIS-MT.

RIS-MT — Coordenada pelo GIFE, a Rede de Investidores Sociais do Mato Grosso foi criada em 2020 e atualmente é integrada por Fundação André e Lucia Maggi (FALM), Bom Futuro, FIEMT, Instituto Sicoob, Unimed Cuiabá, FS Fueling Sustainability, Fundação Bunge, Instituto Cometa, Instituto SLC, Plastibras, Refrigerantes Marajá, Sicoob MT, Sicred Centro Norte e SPERO Associação pelo Desenvolvimento Humano.

As RIS são espaços de articulação para que investidores sociais de uma mesma região/localidade possam trocar experiências, buscar soluções conjuntas frente aos desafios locais e refletir sobre temáticas transversais da filantropia. Ao envolver empresas relevantes do estado, a RIS-MT tem como um dos principais objetivos impulsionar o desenvolvimento da educação pública e, consequentemente, o progresso social e econômico do Mato Grosso.

GIFE — O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) é referência nacional em mobilização de Investimento Social Privado (ISP) e fortalecimento da filantropia no país.

O GIFE promove a integração de uma rede de mais de quase 170 associados: empresas, institutos e fundações de origem empresarial, familiar e independente.

Há 28 anos, a associação conecta e incentiva instituições para que elas invistam e executem iniciativas e projetos de interesse público, voltados à redução das desigualdades, equidade racial e de gênero, educação, saúde, justiça climática, sustentabilidade e apoio à juventude, entre outros segmentos. 

Serviço — “O papel do ISP na melhoria da qualidade da educação em Mato Grosso”

·         Data: nesta quinta-feira (9)

·         Horário: 14h às 18h [horário de Cuiabá] 

·         Local [presencial]: sede da FIEMT — Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT)
 

PROGRAMAÇÃO

o   14h: abertura

o   14h20: CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO — “Qual papel das empresas no apoio à educação – onde devemos priorizar a atuação das empresas no apoio à educação pública?”

— Flávia Emanuelle Soares, secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do Estado do Mato Grosso

— Anna Carolina Bruschetta, líder de equipe e Programas ESG do Instituto Votorantim

— Guilherme Luiz Teixeira, representante do Grupo Empresarial Mato Grosso em Evolução (GEMTE)

— Aletea Rufino, gerente de Investimento Social da Fundação André e Lucia Maggi (FALM)

o   15h: intervalo

o   16h: BOAS PRÁTICAS — “Lições aprendidas por investidores sociais apoiando a Educação”

— Leandro Parker, executivo do Instituto SLC [“Educando para a Vida”]

— Patrícia Rego, Instituto Sicoob [“Educação Financeira nas Escolas”]

— Rodrigo Alvarez, representante da Mobiliza Consultoria

o   18h: encerramento

Sugestão de fontes para entrevistas:

·         Luiza Pinheiro, coordenadora de Relacionamento do GIFE

·         Aline Rosa, assessora de Articulação de Projetos Especiais do GIFE

·         Leandro Parker – executivo do Instituto SLC

·         Patrícia Rego, coordenadora de Governança e Investimento Social do Instituto Sicoob

2022 © Feito com por BeCause
" });
Pular para a barra de ferramentas