Prêmio Juventude Rural Inovadora destaca jovens preocupados com a biodiversidade, acesso a mercados e resgate de tradições

16 de julho de 2020

Rossana Polastri, Diretora para América Latina e o Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), anunciou os resultados do Prêmio Juventude Rural Inovadora. O prêmio foi criado por esta agência das Nações Unidas para aumentar e fortalecer as capacidades dos jovens e promover oportunidades geradas por jovens que já estão mudando o âmbito rural da região.

Dez grupos de jovens do Brasil, Colômbia, Guatemala, México e Peru foram premiados nas diferentes categorias do concurso ao qual concorreram mais de 600 iniciativas de 18 países da região.

As iniciativas vencedoras demonstram a preocupação dos jovens  pela preservação da biodiversidade e recuperação de solos e plantas nativas, por conectar famílias de produtores com mercados locais e pelo consumo de produtos orgânicos, cujo cultivo e processamento garantem saúde e inclusão social.

Eles também têm um enorme interesse em evitar o desperdício de alimentos,  em resgatar tradições para gerar fortalecimento comunitário e em troca de conhecimentos que permitam aos jovens ter um futuro profissional nas áreas rurais.

“Para o FIDA, a juventude rural é um segmento de ação prioritário. Conhecemos os graves problemas sofridos pela juventude rural na América Latina e no Caribe – desemprego, migração para cidades, insegurança no emprego – mas também sabemos que são eles que contribuem com novas ideias e têm a capacidade de enxergar oportunidades onde ninguém imaginava”, disse Rossana Polastri.

O Prêmio Juventude Rural Inovadora foi criado precisamente para promover essa criatividade, essencial para resolver problemas antigos, como falta de produtividade e acesso aos mercados da agricultura familiar.

Os dez grupos premiados terão a oportunidade de fortalecer suas capacidades como indivíduos e organizações por meio de programas de orientação, oportunidades de intercâmbio e disseminação de suas iniciativas na região da América Latina e Caribe.

“Temos certeza de que isso os ajudará a continuar colocando suas capacidades a serviço do desenvolvimento rural inclusivo e sustentável, algo essencial para alcançar o que todos sonhamos: uma sociedade na qual ninguém será deixado para trás e que pode suportar o impacto de crises graves como a Pandemia do COVID-19 ”, disse Polastri.

Os vencedores nas diferentes categorias são:

Ação Climática. O grupo Sembrando Vida, em Buga Valle, na província de Valle del Cauca, Colômbia, é formado pela ambientalista Karem Bejarano e seus irmãos, que apoiam a operação de um viveiro florestal do qual se beneficiam mães chefes de família e jovens deslocados pela violência que retornaram à comunidade.

Comunicação e tecnologia. Raíz Capixaba é uma empresa de agro tecnologia composta por oito jovens engenheiros e economistas do Espírito Santo, Brasil. Eles desenvolveram um aplicativo que conecta diretamente 251 agricultores familiares ao mercado.

Conservação. Flor de Tierra é uma empresa de três jovens guatemaltecos que desenvolvem produtos orgânicos, principalmente fertilizantes e suplementos alimentares para animais e promovem o uso adequado de microrganismos em atividades agrícolas. Seus produtos são comercializados nos departamentos de San Marcos e Quetzaltenango.

Educação. Una Mano para Oaxaca nasceu para apoiar a recuperação de áreas afetadas por terremotos no Istmo de Tehuantepec (Oaxaca, México). Realiza atividades para fortalecer o tecido social e a identidade indígena zapoteca, por meio de oficinas para recuperar ofícios tradicionais, rotas culturais e programas de educação popular.

Geração de renda. Gralha Azul é uma rede de turismo colaborativo que gera renda para famílias indígenas e não indígenas e um número variável de jovens e pequenas empresas em Turvo, Paraná, Brasil. Possui uma oferta personalizada para o cliente, incluindo esportes de aventura e visitas culturais às comunidades indígenas e afro-brasileiras (Quilombolas).

Inclusão financeira. Libertat é uma empresa colombiana de programas de educação financeira rural com uma metodologia educacional baseada em linguagem próxima, no uso de casos da vida real e no jogo.

Segurança alimentar. O Grupo Pé na terra promove alimentos naturais e agricultura sustentável como caminho para uma sociedade mais justa. Seu trabalho agroflorestal busca vincular a recuperação das florestas do Rio Grande do Sul, Brasil, com a produção orgânica de alimentos, que eles comercializam através de uma feira local.

Sustentabilidade. Hexa Biotech é uma empresa que produz ração animal de forma sustentável, aproveitando os processos fisiológicos da mosca-soldado negra. Eles transformam toneladas de lixo orgânico em toneladas de fertilizante orgânico, além de toneladas de ração animal. A iniciativa opera em Coahuila, México.

Inclusão de grupos vulneráveis. Dentro desta categoria, dois prêmios foram concedidos:

AgroWayu é um agronegócio formado por jovens engenheiros peruanos apaixonados por projetos de alto impacto social que beneficiam diretamente as famílias indígenas nas áreas rurais. Seu objetivo é desenvolver produtos nutritivos com capacidade de substituir alimentos não saudáveis ​​para as crianças.

Fortalecimento e consolidação de grupos de coletores de sementes do Cerrado é um grupo de jovens da região do Alto Rio Pardo, no estado de Minas Gerais, Brasil, que apoia comunidades tradicionais na preservação das espécies indígenas do Cerrado, bioma que ocupa grande parte do Brasil central.