7º encontro da RIS-MT ressalta a importância do fortalecimento institucional de organizações sociais

16 de setembro de 2022

A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT) promoveu, no dia 14 de setembro, na sede da Bom Futuro, o 7º encontro com parceiros e empresas. O evento, que foi organizado pelo GIFE, teve como tema “Fortalecimento de OSCs – boas práticas para desenvolver e fortalecer Organizações da Sociedade Civil?” e contou com 26 representantes de instituições privadas, governamentais e não governamentais. A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a Fundação Itaú Social foram as organizações convidadas para apresentarem seus cases em relação ao fortalecimento de organizações sociais.

A FALM ficou responsável por contextualizar as ações e resultados obtidos pelo Fortalecer para Desenvolver que, neste ano, implementou um edital, com quatro linhas de atuação, focadas no desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil (OSCs). Durante todo o edital, as OSCs participaram de mentorias e formações, com temas ligados a planejamento estratégico, prestação de contas, missão e visão das OSCs e estratégias de comunicação interna e externa.

No caso da Fundação Itaú Social, a instituição apresentou o programa Missão e Foco que, há cinco anos, também realiza a implementação do fortalecimento institucional de OSCs, além de um processo de análise de maturidade das organizações. O objetivo principal das apresentações de ambas as instituições foi sensibilizar os participantes sobre a importância do apoio institucional.

De acordo com Aletéa Rufino, Gerente de Investimento Social da FALM, existem inúmeros desafios relacionados à manutenção das organizações, já que muitas têm dificuldade para realizar a captação de recursos. “Melhorar as práticas de gestão, governança e transparências das organizações sociais faz com que elas aumentem sua capacidade de parcerias, e com isso, aumentam também a sua escala de atuação”.

Durante o evento, os participantes também discutiram a criação de um Grupo de Trabalho (GT), que terá como foco discussões voltadas para o fortalecimento de OSCs, com foco no desenvolvimento organizacional. Além da FALM, entre as instituições participantes do encontro, estavam as seguintes: Fundação Itaú, Unimed Cuiabá, Sicoob, GIFE, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); Florescer Ação Social, Bom Futuro, Instituto Sabin, Associação pelo Desenvolvimento Humano (Spero), Instituto Canopus, Uisa, Mobiliza e Modular Assessoria Técnica.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local e humano nos municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfrentamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com organizações estratégicas.