fonte
EN Logo Amaggi
Somos a FALM

Conheça o Programa Crescendo com o Local

Desde 2022, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) conduz o programa "Crescendo com o Local", programa que abrange quatro frentes-chaves: Agricultura Familiar, Empreendedorismo, Qualificação Profissional e Empregabilidade, Fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Movimentos Sociais e Coletivos. O "Crescendo com o Local" não se limita apenas a essas frentes, contando também com áreas de apoio, que fornecem dados, articulam parceiros, ativam o ecossistema, integram recursos, promovem inovação e ampliam a divulgação dos resultados e impactos das intervenções.

Redefinição de produtividade na cadeia de valor:

melhorias operacionais de mercados locais de forma integrada com o enfrentamenteo de problemas sociais, pautado por mudanças na cadeia de valor.

Promoção do desenvolvimento de clusters locais:

melhorias do ambiente local, que afeta diretamente os custos e a produtividade do mercado, direcionada a gerr mudanças externas nos territórios de atuação.

O primeiro eixo abarca os subprogramas de Qualificação Profissional e Agricultura Familiar, e o segundo, os de Empreendedorismo e Fortalecimento de OSCs.

Público-alvo

O programa tem como público-alvo pessoas e grupos socioeconomicamente vulneráveis, englobando comunidades tradicionais, indígenas, agricultores familiares, mulheres, jovens, pessoas negras, LGBTQIA+, entre outros. Esse enfoque é fundamentado em uma visão inclusiva e abrangente, considerando violações ou restrições a direitos relacionados a diversos aspectos como raça, gênero, idade, entre outros.

Selecione o Subprograma

Agricultura Familiar

Fortalecemos e incluímos a agricultura familiar para acessar mercados e canais de comercialização, incentivando melhores práticas de gestão, ambientais e sociais.

Fortalecimento e inclusão da agricultura familiar na economia dos territórios.

Melhoria de práticas de gestão

Impulsionamos elos como abastecimento, produção, gestão financeira e comercialização.

Inclusão nos mercados privados

Apoiamos a inclusão do segmento na cadeia de valor de mercados privados, contribuindo também para o acesso a políticas públicas.

Valorização dos produtos

Apoiamos a criação de canais de comercialização, por meio de parcerias e campanhas de sensibilização.

Buscando caminhos para que a agricultura familiar seja fortalecida na economia dos territórios e reconhecida como um setor econômico imprescindível para a segurança alimentar e nutricional do país.

Resultados esperados

Empreendimentos da agricultura familiar mais preparados.

Maior participação em mercados privados.

Agricultura familiar valorizada, com maior visibilidade e apoio de parceiros.

CONHEÇA OS PROJETOS RELACIONADOS

Agricultores do futuro

O projeto busca fortalecer a permanência da juventude rural no campo, por meio de planos de negócios participativos focados na produção, comercialização e geração de renda. Além disso, também serão realizadas discussões continuadas sobre políticas públicas no âmbito do desenvolvimento rural sustentável, buscando reduzir desafios enfrentados pelo público-alvo no campo, como a questão da sucessão rural.

Cultivando o futuro

O projeto “Cultivando o Futuro” tem como objetivo fortalecer e incluir empreendimentos da agricultura familiar, que atualmente emprega cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia e movimentando aproximadamente R$ 107 bilhões. Atualmente, o projeto da FALM atende a Fazenda Itamarati da AMAGGI, localizada entre os municípios de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. A unidade é a maior da empresa e mantém diariamente um refeitório para cerca de 1189 colaboradores, servindo 2.588 refeições diárias com alimentos variados.

Empreendedorismo

A FALM contribui para a diversificação e o fortalecimento da matriz econômica dos municípios, contribuindo para a criação de um ambiente mais fértil para o desenvolvimento territorial, com apoio ao empreendedorismo e profissionalização de atividades econômicas nas localidades atendidas.

Promoção da inclusão produtiva e geração de trabalho e renda.

Desenvolvimento de Fornecedores Locais

Fomentamos o desenvolvimento e a integração de fornecedores e prestadores de serviços locais na cadeia de valor em demais mercados privados, incluindo do setor Agro. O objetivo principal é profissionalizar fornecedores locais de produtos e serviços para a maturidade institucional necessária.

Criação e Desenvolvimento de Negócios

Apoiamos a criação e o desenvolvimento de negócios, ampliando as oportunidades de geração de trabalho e renda em regiões com baixo dinamismo econômico e para grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Organizações e fornecedores locais mais desenvolvidos e qualificados

Resultados Esperados

Oportunidades de contratação local de fornecedores pela empresa

Fornecedores preparados para prestar serviços ou desenvolver atividades

Fornecedores locais aptos a acessar mercados privados

Qualificação Profissional e Empregabilidade

Para a FALM, qualificação e empregabilidade são temas complementares, visto que o acesso à educação de qualidade é fundamental para quebrar ciclos de pobreza e desigualdade. Com este objetivo, atuamos no fomento ao desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e técnicas, na preparação de pessoas para o acesso a oportunidades de emprego no mercado de trabalho, na promoção da diversidade e na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos processos de acesso a trabalhos dignos. Também trabalhamos na preparação de educadores no processo de formação de futuros profissionais, bem como com oportunidades de aproximação desse público à vivência da experiência do trabalho no campo.

Ampliação da oferta, do acesso e da permanência de mão de obra local no mercado de trabalho.

Competências Cognitivas, Socioemocionais e Técnicas

Fomentamos oportunidades de desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e socioemocionais, contribuindo para formar futuros profissionais para o ingresso e manutenção no mercado de trabalho.

Oportunidades de Qualificação

Por meio de parcerias com instituições de ensino superior, escolas técnicas, universidades e organizações do sistema S, preparamos pessoas para acessarem oportunidades de emprego dignas. Ofertamos bolsas e realizamos o acompanhamento do aproveitamento durante os cursos, sua conclusão e ingresso no mercado de trabalho.

Diversidade e Inclusão no Mercado

Por meio de articulações com a rede local de empregabilidade, buscamos a sensibilização em relação à temática de promoção da diversidade e inclusão de alguns grupos sociais nos processos de acesso ao mercado de trabalho – a exemplo de pessoas negras, jovens de periferias, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PcDs) e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Competências desenvolvidas, profissionais qualificados e empregadores locais sensibilizados para a contratação de mão de obra

Resultados esperados

Educadores capacitados para desenvolver competências em estudantes

Jovens mais preparados para acessar e permanecer no mercado de trabalho

Oportunidades de qualificação de pessoas ampliadas nos territórios

OSCs, Movimentos e Coletivos Sociais

Identificamos e mapeamos OSCs com oportunidades de criar laços e relacionamentos em rede, se consolidarem nos territórios e diversificarem suas fontes de financiamento, além de serem reconhecidas como protagonistas e atores sociais importantes nas comunidades onde atuam. Nesse sentido, a FALM promove o aprendizado de novos conhecimentos e habilidades nas OSCs e realiza o incentivo à melhoria do seu desenvolvimento institucional.

OSCs com capacidades fortalecidas e com melhor atuação nos territórios.

Incentivo e Apoio Financeiro às OSCS

As OSCs recebem incentivos e apoio financeiro da FALM para se fortalecerem institucionalmente e para executarem suas atividades. Para isso, ao longo de sua jornada de fortalecimento, a FALM realiza o repasse de recursos para viabilizar melhorias que refletem no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Desenvolvimento de Capacidades Institucionais

O desenvolvimento de capacidades institucionais é essencial para que as organizações do terceiro setor possam atuar plenamente em agendas estratégicas de superação das vulnerabilidades sociais. A FALM realiza chamadas para OSCs nos municípios de atuação, as organizações participam de uma jornada com diagnósticos de maturidade institucional, elaboração de planos de desenvolvimento, formações e mentorias que culminam em um plano de sustentabilidade.

Apoio a Projetos Sociais Locais

São previstas atividades de engajamento de colaboradores da AMAGGI para apoiarem a execução dos projetos locais, que receberão incentivo financeiro da FALM, de forma a fortalecer o vínculo da empresa com as comunidades do seu entorno, fortalecendo o orgulho de pertencer dos colaboradores.

OSCs com capacidades fortalecidas e com melhor atuação nos territórios

Resultados Esperados

OSCs com maior capacidade institucional e participação nas redes locais e instâncias de controle

OSCs dos territórios apoiadas financeiramente

OSCs com um melhor atendimento ao público vulnerável

Fique por dentro das novidades dos editais

Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

Posicionamento Instituicional Falm

Conheça as novas formas ade atuação da Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e inspire-se.

Preencha o formulário e receba o nosso
    Posicionamento Institucional