fonte
EN Logo Amaggi

Iniciativa visa criar 10 viveiros comunitários para plantio de mudas frutíferas e florestais, beneficiando comunidades rurais 

Em uma iniciativa que reflete compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, a Prefeitura Municipal de Itacoatiara (AM) e a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) firmaram uma parceria para a implantação de dez viveiros comunitários na cidade. O projeto busca a produção de mudas de espécies frutíferas e florestais, com capacidade de seis mil mudas por viveiro. 

Itacoatiara, município amazonense agrícola de pouco mais de 100 mil habitantes, está localizada a cerca de quatro horas da capital Manaus. Composta por 229 comunidades rurais, a economia local é diversificada: 25% do PIB provém do setor agropecuário, 6% da indústria, 40% de serviços, 23% da administração pública e 6% de impostos.

 

Comunidade Nazaré  (Foto: Divulgação)

A gerente de investimento social da FALM, Aletéa Rufino, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento local. “Estamos entusiasmados com esta parceria com a Prefeitura de Itacoatiara. A implantação dos viveiros comunitários não só promoverá a geração de renda e emprego, mas também contribuirá para a sustentabilidade ambiental e a recuperação de áreas degradadas. Este projeto está alinhado com nossa missão de fortalecer a agricultura familiar e contribuir com o desenvolvimento da vida das comunidades locais”. 

O projeto beneficia dez comunidades rurais, organizadas pela Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias, com acompanhamento técnico contínuo. Cinco engenheiros agrônomos da prefeitura foram designados para oferecer suporte técnico aos viveiros, cada um responsável por duas comunidades, garantindo suporte especializado e acompanhamento constante. 

Leonardo Pimentel Rocha, Subsecretário Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias, também enfatizou os benefícios do projeto para os agricultores familiares. “Essa iniciativa representa um avanço significativo para a agricultura familiar em Itacoatiara. Com o apoio técnico dos nossos engenheiros agrônomos e a capacidade produtiva dos viveiros, estamos criando condições para que os agricultores locais possam diversificar suas atividades e aumentar sua renda. Além disso, o projeto contribui para a recuperação do meio ambiente, um aspecto crucial para a sustentabilidade da nossa região”. 

Comunidade São Miguel do Bonifácio (Foto: Divulgação)

Gilson Reis, morador da comunidade Santa Luzia, expressou seu entusiasmo com a iniciativa. “Estou muito animado para abraçar esse projeto. Com a doação dos materiais para manejo e cultivo das mudas pela fundação, fica mais fácil desenvolver o trabalho, além de fortalecer a nossa comunidade”. 

Conheça as comunidades beneficiadas: 

 Comunidade Localização 
Santa Luzia Rod. AM 010, Km 54, Ramal Santa Luzia 
São Francisco do Jamanã Rod. AM 010, Estrada do Aeroporto, Km 04 
São Miguel do Bonifácio Rod. AM 010, Km 106, Ramal do Minério 
São João do Araçá Lago do Araçá, Rio Arari 
Bacabal Lago do Bacabal, Rio Arari 
São José da Colônia Nova Vida Rod. AM 010, Km 64, Ramal Nova Vida 
Ebenézer Lago do Paracuuba, Rio Preto da Eva 
São João da Chocolateira Lago da Chocolateira, Rio Arari 
Nossa Senhora de Nazaré Rod. AM 010, Km 158, Ramal da Paz 
10 Primavera Rod. AM 010, Km 50, Ramal Santa Maria 

Sobre a FALM   

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações, movimentos sociais e coletivos.    

Fique por dentro das novidades dos editais

    Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

    Você também pode gostar