Festival Velha Serpa: arte, cultura e valorização da economia criativa em Itacoatiara-AM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizará a primeira edição do Festival Velha Serpa nos dias 19 e 20 de dezembro, no Centro Cultural ...
Na última sexta-feira, dia 14 de junho, a Vila Itanorte, localizada na Fazenda Itamarati, em Campo Novo do Parecis (MT), ganhou vida com a primeira edição da Feira da Vila. Organizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), AMAGGI e a comunidade local, o evento reuniu mais de 2500 pessoas, quase toda a população da vila que conta com 3500 moradores, em uma celebração vibrante de criatividade, inovação e sustentabilidade.
Os expositores receberam treinamentos abrangentes, incluindo um curso prático e teórico sobre boas práticas de manipulação de alimentos, realizado em parceria com a nutricionista da AMAGGI.
O projeto Feira da Vila faz parte do subprograma de empreendedorismo da FALM, que tem como objetivo fortalecer e incentivar os empreendimentos locais. A líder da frente de inclusão socioprodutiva da FALM, Poliana Queiroz, ressaltou a importância da conexão e articulação com os expositores, destacando que o sucesso do evento só foi possível graças ao esforço conjunto de todos os envolvidos.
“O processo de organização foi muito enriquecedor. Realizamos formações com os expositores sobre manipulação de alimentos, empreendedorismo e precificação. Essa capacitação garantiu a qualidade dos produtos e preparou os expositores para maximizar suas vendas,” explicou Poliana.
O evento foi uma oportunidade única para os talentos locais brilharem. Leonardo Crauzi, supervisor de adubação da AMAGGI, expressou sua satisfação com a feira: “Foi uma experiência incrível interagir com os colaboradores, trabalhadores das fazendas vizinhas e suas famílias. A feira trouxe um sentido de comunidade e união que é inestimável.”
A Feira da Vila não apenas promoveu o artesanato e a culinária da região, mas também incentivou a colaboração e o intercâmbio de ideias entre os participantes, criando uma comunidade vibrante e sustentável. Adriana Caramello, analista de projetos da FALM, destacou que a feira é um reflexo do trabalho contínuo da fundação desde 2022. “A feira surgiu como uma proposta da comunidade para criar opções de lazer e oportunidades de negócios, permitindo que os moradores da vila possam permanecer aqui e prosperar.”
Para a gerente de investimento social da FALM, Aletéa Rufino, a articulação e conexão com a comunidade local e a parceria com a AMAGGI são cruciais. “Essa feira é um exemplo vivo de como podemos impulsionar a economia local de forma criativa e sustentável. Trabalhar em estreita colaboração com a comunidade e contar com o apoio da AMAGGI nos permite criar iniciativas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas,” afirmou.
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações, movimentos sociais e coletivos.
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizará a primeira edição do Festival Velha Serpa nos dias 19 e 20 de dezembro, no Centro Cultural ...
Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, realizado em 20 de novembro, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) promoveu uma s...
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a Embrapa Territorial e o Governo do Estado de Mato Grosso, lançou o Sistema de Inteli...