fonte
Mudar idioma EN Logo Amaggi

Como parte de um processo de revisão estratégica da instituição e de criação do novo programa Crescendo com o Local, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizou, entre os dias 18 e 19 de abril, oficinas de concepção metodológica com executivos da AMAGGI, empresa mantenedora da organização. O objetivo do encontro, promovido com apoio da consultoria Mandu Inovação Social, foi possibilitar a interação entre gestores e equipe da FALM e AMAGGI na concepção das linhas de ação do programa, com foco especial nos temas de agricultura familiar e empreendedorismo comunitário.

O conceito de geração de valor compartilhado fez parte de toda a discussão, que considerou a realidade social dos territórios onde a empresa atua, bem como as oportunidades para crescimento do negócio e desenvolvimento socioeconômico. O evento contou com representantes de diversos setores da AMAGGI, como sustentabilidade, novos negócios, recursos humanos, originação e suprimentos, visto que um dos principais pilares do novo programa é o desenvolvimento territorial dos municípios onde a empresa mantém operações.

De acordo com a coordenadora de projetos da FALM, Daniele Paulo, as oficinas proporcionaram a interação entre a Fundação e a AMAGGI para delinear linhas de ação que incluem aspectos como abordagem territorial e público-alvo. “A participação da AMAGGI neste processo de construção do programa tem sido fundamental para a incorporação da visão das prioridades e desafios do negócio e para a avaliação da viabilidade de investimento social, com o propósito de gerar valor compartilhado. Nessa direção, a FALM contribuirá cada vez mais com a expansão da AMAGGI, gerando impacto socioeconômico positivo para os territórios onde atua”, afirma.

Como resultado da interação, a FALM já está em processo de mapeamento de associações e cooperativas locais que trabalham, por exemplo, com confecção que tenham o potencial de trabalhar com resíduos têxteis da empresa, além de associações e cooperativas de agricultores familiares com o potencial de se enquadrarem como fornecedores de matéria prima, no âmbito do Selo Biocombustível Social. Para os próximos passos, ambas as instituições irão colaborar para realizar levantamentos de dados e informações complementares que irão subsidiar a tomada de decisão para o planejamento dos projetos pilotos.

 

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) da AMAGGI. Criada em 1997 com a missão de contribuir para o desenvolvimento local e humano, a organização tem focado a sua atuação para o fortalecimento do protagonismo social como um caminho para contribuir com o desenvolvimento de municípios e comunidades onde a AMAGGI mantém operações. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FALM apoia projetos que contribuem para a melhoria da educação, do acesso a trabalho e renda, enfretamento da violência, entre outros. Além disso, consolida parcerias em rede com instituições sociais, órgãos governamentais e outras organizações estratégicas.

Encontro reuniu representantes da FALM e de setores-chave da Amaggi. (Foto: Alessandra Marimon)

Fique por dentro das novidades dos editais

    Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

    Você também pode gostar