A noite de ontem (22 de abril), o Centro Cultural Velha Serpa (CCVS) foi palco de uma celebração que uniu arte, identidade e acessibilidade. A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizou a abertura da exposição coletiva RAÍZES: Memórias e Expressões de Itacoatiara, reunindo 14 artistas da cidade com 19 obras em diferentes momentos de suas trajetórias. A mostra integra a programação do aniversário de Itacoatiara (AM) e propõe um mergulho sensível nas histórias que moldam o território, seus saberes e pertencimentos.
Fruto de uma oficina de expografia promovida pelo CCVS, a exposição foi construída de forma coletiva, desde a concepção até a disposição final das obras no espaço. O processo formativo ofereceu às pessoas participantes a oportunidade de pensar, experimentar e vivenciar os bastidores de uma exposição — refletindo sobre circulação, acessibilidade e modos de dialogar com diferentes públicos.
“Estávamos mais empolgadas com a placa com os nomes dos participantes do que com as obras. Ver nosso nome ali foi uma emoção à parte”, compartilhou Kevily da Silva Oliveira, uma das artistas envolvidas no projeto. O cuidado com os detalhes e a valorização dos processos marcaram cada parte do percurso.
Um dos destaques da noite foi o depoimento de uma visitante com baixa visão, dona Élbia Martins, que elogiou a presença de autodescrição nas obras. “Foi a primeira vez que consegui compreender uma exposição dessa forma. Me senti respeitada, incluída”, afirmou. O relato emocionou o público e reforçou o compromisso do CCVS com práticas de acessibilidade e inclusão.
A noite contou com coquetel, apresentação artística do músico Michel Lima e a entrega de certificados de conclusão das oficinas: “Expografia: da teoria à prática”, com Danilo Barreto e “Pintura em Tela para Pessoas Iniciantes”, com Carlos Artes. O evento foi um convite à celebração da cultura local e ao reconhecimento dos caminhos trilhados pela arte comunitária.
exposição RAÍZES segue aberta ao público até o dia 30 de maio no Centro Cultural Velha Serpa, reafirmando o espaço como ponto de encontro entre memórias, linguagens artísticas e os múltiplos sentidos de pertencimento em Itacoatiara.
Serviço:
Centro Cultural Velha Serpa – R. Borba, 173-289 – Pedreiras, Itacoatiara – AM, 69100-000
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sobre o CCVS
Desde 2005, o Centro Cultural Velha Serpa (CCVS) é coordenado pela FALM e tem se consolidado como um importante espaço de acesso à cultura, a valorização das expressões artísticas e ao fortalecimento da identidade local em Itacoatiara (AM). Reformado e reestruturado nos últimos anos, o CCVS estimula e realiza projetos que promovem a diversidade cultural e impulsionam o desenvolvimento sociocultural do território, sendo hoje também um espaço de encontro, formação, cessão e fomento à economia criativa.
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Desde 1997, atuamos no fortalecimento de pessoas e comunidades, com iniciativas voltadas à agricultura familiar, qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo e apoio a organizações sociais, movimentos e coletivos.