fonte
EN Logo Amaggi

O Amaggi Regenera, programa de agricultura regenerativa da AMAGGI, realizou sua primeira atividade com agricultores familiares, em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM). Uma oficina de compostagem foi ministrada na Comunidade São Francisco do Jamanã, no município de Itacoatiara, no Amazonas, no dia 8 de agosto.

O Amaggi Regenera objetiva sistematizar as boas práticas já adotadas pela AMAGGI, a fim de uma agricultura mais sustentável e de baixo carbono. O programa atua em três frentes principais: Solo, Biodiversidade e Pessoas.

Conforme Juliana Monti, supervisora socioambiental da AMAGGI, a ideia desse tipo de atividade é levar práticas e indicadores relacionados à agricultura regenerativa também para a agricultura familiar.

A parceria entre o Amaggi Regenera e a FALM, por meio do projeto Cultivando o Futuro, começou a ser planejada no ano passado, com o objetivo de atender as necessidades de agricultores familiares de diferentes regiões. No caso da Comunidade de São Francisco do Jamanã, a compostagem será usada para preparar a terra que receberá mudas de açaí, no final do ano. O plantio será feito por meio de uma parceria da FALM, que doou as sementes e outros materiais, com a Prefeitura de Itacoatiara.

“A compostagem foi escolhida para essa oficina porque pode ser aplicada em agricultura de grande ou pequena escala. Então, faz muito sentido termos essa oficina para agregar na ciclagem de nutrientes e ter um composto orgânico para a comunidade, que vai usar essa compostagem no viveiro de mudas de açaí”, disse Juliana.

Participaram da oficina 15 agricultores, entre membros da Associação dos Produtores Rurais do Jamanã e demais moradores da comunidade, que celebraram a troca de conhecimento proporcionada pela AMAGGI e FALM.

“Somos agricultores há mais de 30 anos e sempre trabalhamos da ‘forma antiga’, mas hoje estamos aqui aprendendo. A compostagem é muito importante para nós, é uma forma de cultivar, de fortalecer a nossa terra. Vai servir para o nosso viveiro do açaí, para a nossa horta. Somos felizes em receber as pessoas porque a gente ganha mais conhecimento. E conhecimento nunca é demais”, afirmou Leidiana Ribeiro dos Santos de Paula, presidente da Comunidade São Francisco do Jamanã.

O projeto Cultivando o Futuro faz parte do programa Crescendo com o Local, da FALM. “Eles tiveram uma parte teórica e uma parte prática. E a ideia é que eles coloquem a mão na massa mesmo e que daqui a um tempo a gente volte aqui para ver o que eles aprenderam. Tornar esse um ponto focal na localidade, inclusive para a gente fazer um intercâmbio entre comunidades”, disse Belisa Maggi, presidente da FALM.

Em parceria com a FALM, o Amaggi Regenera vai seguir com as formações para beneficiar mais agricultores familiares.

“Estamos começando aqui. A gente espera fazer atividades como essa em outras regiões, também atuando com a FALM. A oficina de compostagem fazia sentido aqui na comunidade do Jamanã, mas há outras atividades que podem fazer sentido para outros contextos de agricultura familiar. Vamos expandir essas ações a partir dessa primeira experiência”, disse Juliana Monti.

Fique por dentro das novidades dos editais

Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

Você também pode gostar