Festival Velha Serpa: arte, cultura e valorização da economia criativa em Itacoatiara-AM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizará a primeira edição do Festival Velha Serpa nos dias 19 e 20 de dezembro, no Centro Cultural ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a AMAGGI, Childhood Brasil e órgãos municipais de Itacoatiara (AM), realizou diversas ações na última quinta-feira (18.05), no município amazonense.
As atividades foram realizadas na Escola Municipal Maria Nira, com a participação dos alunos do turno matutino e vespertino, chegando a quase 800 crianças.
Para a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ilka Lemos, ações como essas são de extrema importância, principalmente em um contexto em que a violência sexual contra crianças e adolescentes ainda é uma realidade preocupante em todo o país. “Essas atividades de conscientização contribuem para disseminar informações sobre o tema e alertar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração sexual infantil”.
Além disso, é fundamental que as crianças e adolescentes sejam orientadas e educadas sobre seus direitos e sobre como se proteger de situações de abuso e exploração sexual.
Mirian Viana, analista de Projetos da FALM, ressalta a importância de movimentos como esses “a escola é um espaço importante para esse tipo de trabalho de conscientização e prevenção, e é muito positivo ver iniciativas como essas sendo realizadas de forma tão abrangente e engajada”.
Conheça a história do 18 de maio
Em 18 de maio de 1973, uma criança de oito anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Depois de alguns anos, o dia do desaparecimento de Araceli se tornou um marco para alertar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.
O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000. Nacionalmente, a campanha de divulgação de ações de proteção às crianças ficou conhecida como “Faça Bonito”.
A Rede de Proteção
As iniciativas para fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, são todas implementadas junto aos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, criado em 2021 no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e integrado por profissionais das principais Secretarias Municipais, Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude e Organizações Sociais. Os trabalhos também estão baseados em um diagnóstico realizado em 2020 pela FALM e pela Childhood Brasil, demonstrando as potencialidades e fragilidades existentes na Rede de Proteção de Itacoatiara.
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizará a primeira edição do Festival Velha Serpa nos dias 19 e 20 de dezembro, no Centro Cultural ...
Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, realizado em 20 de novembro, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) promoveu uma s...
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a Embrapa Territorial e o Governo do Estado de Mato Grosso, lançou o Sistema de Inteli...