fonte
Mudar idioma EN Logo Amaggi

A AMAGGI, por meio da Fundação André e Lucia Maggi (FALM), irá apoiar o projeto “Agricultura Familiar: Fortalecimento dos agricultores do futuro do Vale do Rio Cuiabá e entorno”. O trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso e a assinatura do termo de parceria acontece na próxima terça-feira (06/06), às 8h30, no Palácio Paiaguás, sede do governo estadual. 

O Governo de Mato Grosso identificou a necessidade de fortalecer a agricultura familiar na região da Baixada Cuiabana, com objetivo de que a comunidade dependa menos de produtos vindos de outras regiões do Brasil. Além disso, o Estado também pretende incluir mais trabalhadores rurais na formalidade, criar empregos e desenvolvimento local. 

A Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) realizou um estudo que demonstrou que Cuiabá e Várzea Grande possuem aproximadamente 1.910 agricultores familiares. A idade média dos produtores rurais é de 51 anos, o que demonstra a pouca participação de jovens nas atividades rurais e um movimento migratório da população jovem da zona rural para a zona urbana, em busca de melhores condições de emprego e renda.  

O projeto de Agricultura Familiar irá aprofundar o entendimento daquilo que precisa ser feito para desenvolver a produção agropecuária na Baixada Cuiabana. Além da Empaer-MT e da FALM, o projeto irá contar também com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolverá o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Baixada Cuiabana – uma plataforma digital aberta com capacidade de congregar e organizar os dados dos 14 municípios-alvo nos quadros natural, agrário, agrícola, socioeconômico e de infraestrutura, facilitando, dessa forma, a tomada de decisão de ações prioritárias para o território.  

O objetivo é que, ao término do projeto, o Governo do Estado possa ter clareza daquilo que precisa ser feito e já colocar recursos no orçamento, visando a execução do plano de desenvolvimento para os próximos anos. “A AMAGGI é uma empresa de grande porte, que tem suas atividades totalmente voltadas para agricultura, por isso entendemos que faz todo sentido apoiar um projeto dessa natureza”, explica Judiney Carvalho, presidente executivo da AMAGGI. “Vamos estar juntos através da FALM, que é responsável pelo nosso Investimento Social Privado e que tem a expertise em projetos envolvendo a comunidade local”, complementa Carvalho. 

A proposta do projeto é fortalecer a permanência no campo dos “agricultores do futuro” (juventude rural) a partir da identificação das necessidades e principalmente do potencial de produção e comercialização.  

O projeto prevê a seleção de 140 famílias de 14 municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e entorno, preferencialmente, organizadas em alguma associação ou cooperativa, ligadas as cadeias vocacionais da agricultura familiar, 

Esses pequenos agricultores são responsáveis por 80% da produção de estabelecimentos rurais de hortifrutis como maxixe, mandioca, jiló, quiabo, abobrinha, feijão-de-vagem, tomate e frutos cítricos.  

Os municípios que compõem a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e o entorno são: Nobres, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Jangada, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, além de Campo Verde. 

Agenda de assinatura da parceria: 

Data: 06/06, às 08h30, no Palácio Paiaguás, na sala de reunião Garcia Neto.  

Endereço: R. C, S/N – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT, 78050-970 

Sobre a FALM    

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.   

Sobre a AMAGGI 

Fundada em 1977, a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, além da Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega, China, Suíça e Singapura. Atualmente, é composta por quatro grandes áreas de negócio – Agro, Commodities, Logística e Operações e Energia – e atua na originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável. 

Fique por dentro das novidades dos editais

    Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

    Você também pode gostar