Atividade integra programação nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil e conta com emissão de certificado de participação
No próximo dia 19 de maio, às 9h, a AMAGGI e Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a Childhood Brasil, realiza o webinar “Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes no ambiente virtual”, ministrado por Ane Ramos, consultora do programa Na Mão Certa. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube e os participantes receberão certificado de participação.
A atividade integra a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que mobiliza instituições de todo o país para ampliar a conscientização sobre o tema. O objetivo é contribuir com a prevenção e o enfrentamento da violência sexual, sobretudo no ambiente digital, propondo reflexões e ações concretas.
Com o avanço da tecnologia e o acesso cada vez mais precoce ao ambiente virtual, é fundamental promover o uso seguro da internet por crianças e adolescentes. Embora os meios digitais possam ser ferramentas poderosas de aprendizado, socialização e expressão, também oferecem riscos, especialmente quando utilizados sem orientação e supervisão.
Entre os perigos, está o grooming, prática em que adultos se aproximam de crianças e adolescentes com a intenção de obter conteúdo íntimo ou estabelecer relações abusivas. Esse tipo de violência pode causar traumas psicológicos profundos, além de afetar diretamente a saúde emocional da vítima, sua família e sua rede de apoio.
Diante desse cenário, o webinar busca ampliar o conhecimento sobre o tema e apresentar estratégias de prevenção, identificando sinais de alerta e promovendo o fortalecimento da rede de proteção. A atividade é aberta ao público e voltada especialmente a educadores, profissionais da assistência social, famílias, lideranças comunitárias e demais pessoas interessadas na defesa dos direitos da infância e adolescência.
Serviço
Webinar: Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes no ambiente virtual
Com Ane Ramos, consultora do Programa Na Mão Certa – Childhood Brasil
Data: 19/05
Horário: das 9h às 10h30 (horário de Cuiabá)
Transmissão: Canal YouTube FALM – Ao vivo https://www.youtube.com/live/MjZWbYWk_6U?si=FBVWJat0gL5bc2EL
Inscrições: https://forms.office.com/r/Dq5svdhGsB
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Desde 1997, atuamos no fortalecimento de pessoas e comunidades, com iniciativas voltadas à agricultura familiar, qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo e apoio a organizações sociais, movimentos e coletivos.
Sobre o programa Na Mão Certa
O Programa Na Mão Certa sensibiliza e mobiliza pessoas, empresas, governos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de formar um Círculo de Proteção para a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes (ESCA), em todo o País.
Conheça mais sobre a iniciativa: https://namaocerta.org.br/programa-na-mao-certa/iniciativa/