fonte
Mudar idioma EN Logo Amaggi

Cooperação promove qualificação técnica, inovação e desenvolvimento sustentável na região

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) formalizaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento rural sustentável no município de Itacoatiara (AM). O objetivo é qualificar e oferecer assistência técnica, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo a agricultura familiar.

A cerimônia de assinatura do termo de parceria será realizada no Museu de Solos da UEA, em Itacoatiara (AM), no dia 21 de fevereiro, das 15h às 16h30. Além da formalização do acordo, também será realizada a implementação de tecnologias sociais para coleta de água da chuva e saneamento ecológico na região.

O projeto, intitulado “Subsídios para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Município de Itacoatiara (AM)”, terá duração inicial de cinco anos e prevê uma série de ações estruturantes para qualificação técnica e suporte aos pequenos produtores e produtoras rurais. Entre as principais iniciativas estão:

  • Análises laboratoriais de solo, auxiliando na produtividade agrícola e conservação do meio ambiente;
  • Treinamentos e cursos sobre manejo sustentável, produção de sementes e mudas;
  • Assistência técnica para instalação de viveiros florestais comunitários, incentivando a recuperação de áreas degradadas;
  • Educação ambiental em escolas rurais, promovendo boas práticas de conservação do solo;
  • Gestão de resíduos sólidos rurais, fomentando a reutilização e reciclagem;
  • Criação de uma Incubadora de Agronegócios, que capacitará e monitorará pequenos empreendimentos rurais até que alcancem autonomia e sustentabilidade.

Além dessas ações, a FALM realizou a doação de um Espectrômetro de Absorção Atômica – Thermo Scientific iCE 3300 à UEA. O equipamento é essencial para análises laboratoriais de solos, permitindo que os agricultores e as agricultoras tenham acesso a informações fornecidas sobre a fertilidade da terra e adotem melhores práticas de manejo agrícola.

A parceria fortalece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os direcionados para fome zero, produção responsável, ação climática e vida terrestre.

“Com esta iniciativa, queremos garantir que pequenos produtores e produtoras rurais tenham acesso à tecnologia e ao conhecimento necessários para fortalecer suas produções de forma sustentável. Esse é um passo importante para a autonomia e o crescimento econômico da agricultura familiar em Itacoatiara (AM)”, destaca Aletéa Rufino, gerente de Investimento Social da FALM.

O evento é aberto a parceiros e parceiras, pesquisadores (as) e representantes do setor agrícola específico em contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Serviço:

Evento: Assinatura da parceria entre FALM e UEA para fortalecimento da agricultura familiar
Data: 21 de fevereiro de 2025
Horário: 15h às 16h30
Local: Museu de Solos – UEA, Itacoatiara (AM

Fique por dentro das novidades dos editais

    Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

    Você também pode gostar