fonte
EN Logo Amaggi

O 14° Encontro da Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS/MT) reuniu na última sexta-feira (05/07) 19 empresas e gestores de investimento social no prédio da AMAGGI. Com o tema “Leis de Incentivo e ESG: Potencializando o Impacto Social nas Comunidades”, o evento proporcionou uma discussão aprofundada sobre o papel das empresas e do investimento social privado na contribuição para as comunidades locais. 

O encontro contou com a presença de representantes do escritório do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), além de diversas empresas. Durante o evento, foram discutidos caminhos e oportunidades para fortalecer o investimento social privado no Estado, abordando conceitos e estratégias eficazes para o desenvolvimento local. Houve também uma análise sobre como as leis de incentivo, a exemplo da Rouanet, estão impulsionando a cultura na Amazônia brasileira. 

Aletéa Rufino, gerente de investimento social da Fundação André e Lucia Maggi (FALM), destacou a importância do evento: “Encontros como o da RIS são fundamentais para alinhar estratégias e potencializar o impacto social em nossas comunidades. A troca de experiências entre empresas e investidores sociais é enriquecedora e necessária para o desenvolvimento sustentável do Estado”. 

Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, ressaltou: “A ativação das leis de incentivo é crucial para o fortalecimento cultural e social. Reuniões como esta, que envolvem o segmento empresarial, são essenciais para criar um ecossistema de apoio e fomento às iniciativas culturais e sociais”. 

O encontro sublinhou a importância das leis de incentivo e das práticas ESG (Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança) como ferramentas poderosas para o desenvolvimento social e cultural. A colaboração entre empresas, investidores sociais e órgãos governamentais pode resultar em ações mais eficazes e sustentáveis, beneficiando diretamente as comunidades de Mato Grosso. 

Luciana Mikami – Coordenadora Administrativo Financeiro Contábil do GIFE explicando os conceitos e estratégias de atuação por Investidores Sociais. Foto: Aline Rosa/GIFE

Sobre a RIS-MT 

A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS/MT) tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social no Estado. Entre as organizações responsáveis pela coordenação da Rede, estão a FALM, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e a Unimed Cuiabá. 

Organizações que integram a Rede: FS, Fundação Bunge, Instituto Cometa, Instituto SLC, Plastibras, Refrigerantes Marajá, Sicoob MT, Sicred Centro Norte e SPERO Associação pelo Desenvolvimento Humano.

Sobre a FALM 

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades por meio de ações focadas em temas como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações, movimentos sociais e coletivos. 

Fique por dentro das novidades dos editais

    Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

    Você também pode gostar