FALM promove evento para o debate sobre o impacto social no Centro-Oeste
No último dia 25 de outubro, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) reuniu empresários, investidores sociais e representantes de organizaçõ...
Por Juliana Damiani (HUMANA)*
Ao fomentar ou promover processos de desenvolvimento territorial, deve-se buscar fortalecer as capacidades locais das instituições instaladas no território (associações, ONGs, cooperativas, prefeitura) para a construção de pontes que permitam melhoria nas dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais com base na sua identidade, e aproveitamento máximo das potencialidades locais.
O fortalecimento das instituições cria condições e oportunidades relacionadas ao contexto em que estão inseridos para enfrentar grandes desafios, geralmente impostos por processos históricos estruturantes, como a pobreza e as desigualdades sociais.
Tudo isso contribui para o desenvolvimento do território onde as organizações estão inseridas, facilitando a capacidade de realizar escolhas adequadas ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria das condições de vida. O fortalecimento pode se dar de várias formas, principalmente por meio de quatro estratégias:
Nessa perspectiva, os diagnósticos de potencialidades e mapeamento dos atores locais, com capacidade de trabalho em rede, podem ser instrumentos importantes para dar início à construção de agendas comuns, contribuindo para dar foco a projetos e programas coletivos e catalisar investimentos.
Todos esses elementos ajudam no processo de fortalecimento do capital social nos territórios, tornando os desafios complexos mais palatáveis, a partir da proposição de soluções com um olhar multidimensional.
As maturidades das institucionalidades locais refletem diretamente no desenvolvimento de um território. Ou seja, quanto mais maduras são as organizações locais, mais maduro é o território para entrar em ciclos de desenvolvimento que sejam duradouros e inclusivos.
No último dia 25 de outubro, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) reuniu empresários, investidores sociais e representantes de organizaçõ...
Dona Julieta Cardoso Domingues, agricultora familiar de Tangará da Serra (MT), realizou a primeira entrega de 80 kg de polpas de frutas à Fazen...
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) anunciou as pessoas artistas selecionadas no edital para intervenções artísticas no muro do quintal d...