fonte
Mudar idioma EN Logo Amaggi

Representantes de instituições filantrópicas e gestores de investimento social em Mato Grosso se reuniram, na última sexta-feira (04), no 11º Encontro da Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT), realizado no Sicoob Central Rondon. A abertura contou com uma envolvente apresentação musical dos alunos do Instituto Ciranda, que tocaram “Anunciação”, de Alceu Valença. A organização promove inclusão por meio da música e tem financiamento social. 

O tema do evento foi fortalecimento institucional das organizações. Os participantes engajaram-se em um bate-papo significativo, discutindo a importância de empresas atuarem como apoiadoras e as diferentes maneiras pelas quais os financiadores podem oferecer apoio prático e efetivo às organizações sociais. 

Durante o bate-papo, Anderson Zanovello, representante da Central Única das Favelas (CUFA-MT), destacou a relevância das rubricas de financiamento. “A depender do tipo, tamanho e maturidade da organização, as rubricas de quem financia podem ser um importante instrumento de planejamento”. Essa perspectiva ressalta a necessidade de estratégias personalizadas para cada organização, levando em consideração suas características individuais. 

A troca de perspectivas e ideias durante o encontro proporcionou uma valiosa oportunidade de fortalecer as organizações, movimentos sociais e coletivos do Estado. Além disso, houve uma discussão sobre a desburocratização dos editais, buscando formas mais acessíveis e simplificadas de acesso aos recursos. 

Cássio Aoqui, da ponteAponte, enfatizou a importância da confiança nas relações entre organizações e investidores: “O eixo transversal para essa mudança está em criarmos relações de confiança entre as pessoas envolvidas. E isso vem com proximidade, interesse, tempo, vontade, transparência, sinceridade, humanidade”. Essa abordagem destaca a importância de construir relacionamentos sólidos e baseados na transparência e no respeito mútuo. 

Durante o encontro, também foi mencionado o 1° Encontro Crescendo com o Local, realizado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) no dia anterior, cuja transmissão completa está disponível no Youtube, além de um artigo feito por Cássio Aoqui sobre esse encontro, que pode ser lido neste link

Sobre a RIS-MT 

A Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT) tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso. FALM, Fiemt e Unimed Cuiabá estão entre as organizações responsáveis pela coordenação da Rede. 

Sobre a FALM 

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.   

Fique por dentro das novidades dos editais

    Aceito receber o contato da FALM e estou de acordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade da fundação.

    Você também pode gostar