Bolsistas da FALM realizam visita técnica em fazenda da AMAGGI com equipe de Agricultura Digital

26 de dezembro de 2022

Estudantes bolsistas do curso de Agrocomputação da Fatec Senai Rondonópolis realizaram uma visita técnica à fazenda SM1, localizada na região de Ouro Branco do Sul (MT), no dia 12 de novembro.

O objetivo da ação, que contou com uma manhã de palestras e uma tarde prática no campo, foi conectar os jovens com o mercado de trabalho na área de agricultura digital e com a realidade do agronegócio, um dos setores mais importantes para a economia.

No total, 22 pessoas participaram do momento, sendo três bolsistas do curso – André Guilherme Silva, Gabriel Heinen e Noel Junior –, além de profissionais de Agricultura Digital da AMAGGI e uma equipe de projetos da Fundação André e Lucia Maggi (FALM).

A FALM é a instituição encarregada de conceder bolsas e auxílio financeiro a estudantes do curso, com idades entre 18 e 25 anos. Atualmente, a cidade de Cuiabá (MT) conta com cinco bolsistas, enquanto Rondonópolis (MT), possui três.

Durante as palestras, o grupo pôde aprender questões voltadas à agricultura digital, com destaque para temas como conectividade, imagens de satélite, telemetria e tecnologias de big data.

Além disso, temas considerados mais tradicionais da área de agronomia, mas que também são essenciais para a formação dos futuros profissionais, fizeram parte da programação, como manejo de plantas e conservação do solo. Já a parte prática, com visitas em campo, contou com a demonstração de equipamentos e máquinas agrícolas utilizadas no processo produtivo.

Para a responsável pelo projeto, Adriana Caramello, uma iniciativa como essa pode ser considerada como um diferencial ao curso, pois é uma forma de levar os conhecimentos da sala de aula para o campo.

“Ao conectar a Academia com o campo, essa experiência possibilita a(o) futuro Tecnóloga(o) em Agrocomputação a observar e vivenciar o dia a dia da prática profissional, identificando a afinidade com a profissão para estimular a busca por desafios que ligam essa prática com os estudos. Outro ponto importante é que não é só a comunidade acadêmica que ganha, mas a empresa também, ao se aproximar de estudantes que possam ser futuros profissionais da empresa”.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.