Apresentação

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica, responsável por coordenar as ações de investimento social privado da Amaggi.

A Fundação foi criada em 1997, como Fundação André Maggi, tendo naquele momento o principal objetivo de DSC_0021angariar recursos para construir um hospital em Sapezal (MT). A dedicação e o intenso trabalho resultaram na construção do Hospital e Maternidade “Renato Sucupira”.

De 1997 a 2003 a Fundação continuou a contribuir com as comunidades de forma pontual e de acordo com as demandas apresentadas.

A Fundação passou a desenvolver suas atividades a partir da matriz da Amaggi, em Rondonópolis (MT), fato que contribuiu para ampliar as suas ações.

Em 2004 a Fundação estruturou ainda mais suas ações. Com o histórico de sua atuação na produção de soja, uma das ideias iniciais foi a de, justamente, produzir bebida à base de soja como complementação alimentar. Essa produção era distribuída à instituições de Itacoatiara (AM), Rondonópolis e Sapezal (MT).

A partir de 2007, buscando ampliar ainda mais as ações nos municípios de atuação da Amaggi foi criado projetos de apoio às instituições sociais com expansão para as áreas de meio ambiente, assistência social, educação e geração de renda. Trabalhando no formato de edital, onde as instituições sociais, órgãos governamentais apresentam suas propostas.

No ano de 2009 com a preocupação de transformar a vida das pessoas é inaugurada na cidade de Rondonópolis – MT, a Casa Maggica, projeto que atua como espaço social atendendo crianças e adolescentes com atividades de dança, música, teatro e artes plásticas. Também no mesmo ano é inaugurado o Centro Cultural Velha Serpa em Itacoatiara (AM), a comunidade local acompanhou a transformação da antiga estrutura que abrigava o matadouro municipal em um espaço de fomento de atividades sócio-culturais.

No ano de 2010 a Fundação passou a adotar como critério de apoio a projetos que estivessem alinhados com os objetivos do milênio estabelecidos pela ONU e a utilizar o Portal do Solicitante, plataforma de recebimento e gestão dos projetos apoiados e muitas mudanças aconteceram e os projetos foram aperfeiçoados visando atender da melhor forma as comunidades. Nesse constante processo de aprimoramento, a Fundação passou por uma revisão.

Nesse constante processo de aprimoramento, a Fundação passou por uma revisão estratégica sobre sua forma de atuar nas comunidades, contando com uma consultoria especializada na implantação de estratégias de fundações e institutos empresariais, passamos por três etapas importantes no processo: diagnóstico, definição das Diretrizes estratégicas e Plano de Ação (2014-2018). O novo direcionamento aponta para projetos e programas que não estejam centrados somente na pura filantropia ou somente no puro negócio.

Assim, alguns projetos foram encerrados, outros estão sendo revisados e novos projetos estão sendo implantados de acordo com as diretrizes estratégicas. Já no ano de 2014 acompanhando o processo de revisão e avaliação das ações, a Fundação passou a se chamar Fundação André e Lucia Maggi, incluindo o nome de Lucia Maggi, matriarca da família que tanto influenciou a história da AMAGGI e tem na sua história a preocupação e o cuidado com as comunidades.

Assim, a Fundação André e Lucia Maggi acredita que o desenvolvimento das comunidades começa pelo desenvolvimento das pessoas. Por isso, o ponto de partida das nossas ações é identificar o potencial humano nos locais onde atuamos.

A partir disso, mobilizamos esforços e trabalhamos em conjunto para transformar esse potencial em desenvolvimento real, capaz de projetar novas perspectivas e transformar realidades, sejam elas de duas ou dez, centenas ou milhares de pessoas.

Esse é o nosso compromisso, nossa forma de pertencer e caminhar juntos com as comunidades para melhorar o local onde vivemos.

Conheça o Estatuto da Fundação André e Lucia Maggi clicando aqui.

Confira aqui a Política de Investimento Social Privado da AMAGGI.

Clique Aqui e confira o vídeo Conquistas 2016 – Fundação André e Lucia Maggi.