Centro Cultural Velha Serpa

Projeto Cultura na Escola 2018

Realizado pela Fundação André e Lucia Maggi, por meio do projeto Centro Cultural Velha Serpa, o Cultura na Escola tem como objetivo resgatar a herança cultural difundida nos costumes, crendices e prédios históricos, com a finalidade de preservar o patrimônio cultural de Itacoatiara (AM).

Voltado para as escolas da rede pública do município, promove oficinas para crianças e adolescentes sobre o patrimônio histórico de Itacoatiara e sua importância para o desenvolvimento do município. Procura desenvolver a consciência dos alunos sobre como preservar o patrimônio cultural do seu município.

Em 2018, seis escolas públicas de Itacoatiara participarão do projeto, que é composto por nove oficinas, sendo um total de 27 horas/aula por escola. Ao final das oficinas os alunos sairão com um plano de ação sobre como preservar o patrimônio histórico de Itacoatiara.

Para participar, as escolas devem se inscrever no Edital do Projeto Cultura na Escola. Veja abaixo:

Edital do Projeto Cultura na Escola 2018
Anexo I – Ficha de Inscrição do Projeto Cultura na Escola 2018

2928---cultura-na-escola-2018---ccvs---postwhast_FINAL

———————————————————————————————————————————–

Edital de Cedência 2018

O espaço do Centro Cultural Velha Serpa é cedido pela Fundação André e Lucia Maggi para a comunidade realizar atividades com enfoque em cultura, educação e geração de renda com aspecto social ao longo do ano de 2018. Vale pontuar que a cedência do espaço é totalmente gratuita e deve atender às diretrizes e procedimentos estabelecidos em edital pela FALM.

Antes de solicitar a utilização do espaço, é importante ler o edital completo para saber todas as informações. Em caso de dúvidas, os interessados podem em contato pelo e-mail fundacao@fundacaoalm.com.br ou pelo telefone (65) 3645-5844.

Leia aqui o Edital de Cedência
Anexo I – Pedido de Cedência de Espaço
Anexo II – Termo de Compromisso e Responsabilidade Pelo Uso do Centro Cultural Velha Serpa
Anexo III – Laudo de Vistoria

2927---edital-de-cede_ncia-do-espac_o-do-centro-cultural-velha-serpa-2018---whats_FINAL

——————————————————————————————————–

Edital de Chamamento Público 2018

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
As propostas selecionadas serão divulgadas no dia 02 de março

O Centro Cultural Velha Serpa, espaço administrado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) em Itacoatiara (AM), abre suas portas para a realização de oficinas culturais, espetáculos e apresentações. As modalidades são artes cênicas, literatura, teatro, contação de história, dança, circo e música.

Serão selecionadas ao todo nove propostas, sendo quatro de oficinas culturais e cinco de espetáculos e apresentações.

falm_edital_etapa03_post_FINAL

———————————————————————————————

Centro Cultural Velha Serpa

O espaço é dedicado ao desenvolvimento de atividades sociais, capacitação e disseminação da cultura local em Itacoatiara (AM). Foi inaugurado em 2009, após reforma do prédio do antigo Matadouro Municipal.

CENTRO CULTURAL (2)

O espaço mantém uma exposição permanente de fotos da história da cidade e do antigo matadouro. Além disso, é utilizado para atividades desenvolvidas pela FALM e também por parceiros e pela comunidade.

Vale pontuar que Itacoatiara (AM) sedia dois importantes empreendimentos da AMAGGI, sendo o porto fluvial e uma indústria de esmagamento de soja.

Em 2016 o prédio do Centro Cultural Velha Serpa foi tombado pela prefeitura, que o declarou Patrimônio Cultural de Itacoatiara.

As atividades do Centro Cultural são elaboradas no sentido do reconhecimento da cultura de Itacoatiara e do Estado do Amazonas. O espaço é referência local na disseminação, promoção, valorização da arte, cultura e educação como instrumentos para o fortalecimento da cidadania. Possibilita à comunidade o resgate de sua identidade, além das atividades com foco em geração de renda e promoção social.

Projetos desenvolvidos no Centro Cultural Velha Serpa:

Edital de Cedência

O espaço é cedido pela FALM para a comunidade realizar atividades com enfoque em cultura, educação e geração de renda com aspecto social. Vale pontuar que a cedência do espaço é totalmente gratuita e deve atender às diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Fundação.

Edital de Chamamento Público

O Centro Cultural Velha Serpa abre seu espaço para a realização de oficinas culturais, espetáculos e apresentações de teatro, dança e música. Podem participar companhias e grupos, que recebem um valor de R$ 2 mil para auxiliar na produção, no caso de oficinas, e R$ 5 mil no caso de espetáculos e apresentações.

Projeto Cultura na Escola

Tem como objetivo resgatar a herança cultural difundida nos costumes, crendices e prédios históricos, com a finalidade de preservar o patrimônio cultural de Itacoatiara.

Realizado desde 2014, promove oficinas para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos sobre o patrimônio material e imaterial de Itacoatiara e sua importância para o desenvolvimento do município. Procura desenvolver a consciência dos alunos sobre como preservar o patrimônio cultural do seu município, entendendo o resgate sobre os bens materiais e imateriais. Conta com uma apostila com todo o conteúdo das oficinas.

Projeto Roda de Leitura

Com o objetivo de disseminar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes, este projeto promove apresentações teatralizadas sobre histórias, contos, lendas e fatos contemporâneos. Os temas abordados foram “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, e “Batalha Naval”, um episódio histórico no período da queda do Tratado de Tordesilhas, que aconteceu no Rio Amazonas dentro do território de Itacoatiara.