Centro Cultural Velha Serpa

Edital de Ocupação Centro Cultural Velha Serpa 2017

Clique aqui para acessar o Edital

Já está aberto o Edital de Ocupação do Centro Cultural Velha Serpa, para o ano de 2017. O espaço é cedido pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) para a comunidade realizar atividades com enfoque em cultura, educação e geração de renda com aspecto social.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail fundacaoalm@fundacaoalm.com.br ou pelos telefones (92) 3521-8134/8135/8136.

———————————————————————————————

Centro Cultural Velha Serpa

O espaço é dedicado ao desenvolvimento de atividades sociais, capacitação e disseminação da cultura local em Itacoatiara (AM). Foi inaugurado em 2009, após reforma do prédio do antigo Matadouro Municipal. Em 2016 foram 8.163 pessoas beneficiadas pelas atividades do projeto.

CENTRO CULTURAL (2)

O espaço mantém uma exposição permanente de fotos da história da cidade e do antigo matadouro. Além disso, é utilizado para atividades desenvolvidas pela FALM e também por parceiros e pela comunidade.

Vale pontuar que Itacoatiara (AM) sedia dois importantes empreendimentos da AMAGGI, sendo o porto fluvial e uma indústria de esmagamento de soja.

Em 2016 o prédio do Centro Cultural Velha Serpa foi tombado pela prefeitura, que o declarou Patrimônio Cultural de Itacoatiara.

As atividades do Centro Cultural são elaboradas no sentido do reconhecimento da cultura de Itacoatiara e do Estado do Amazonas. O espaço é referência local na disseminação, promoção, valorização da arte, cultura e educação como instrumentos para o fortalecimento da cidadania. Possibilita à comunidade o resgate de sua identidade, além das atividades com foco em geração de renda e promoção social.

Projetos desenvolvidos no Centro Cultural Velha Serpa:

Edital de Ocupação

O espaço é cedido pela FALM para a comunidade realizar atividades com enfoque em cultura, educação e geração de renda com aspecto social. Vale pontuar que a cedência do espaço é totalmente gratuita e deve atender às diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Fundação. Em 2016, o Centro Cultural foi cedido 12 vezes por meio do Edital de Ocupação. As atividades realizadas somaram um público de 2.007 pessoas.

Edital de Chamamento Público

O Centro Cultural Velha Serpa abre seu espaço para a realização de oficinas culturais, espetáculos e apresentações de teatro, dança e música. Podem participar companhias e grupos, que recebem um valor de R$ 3 mil para auxiliar na produção, no caso de oficinas, e R$ 5 mil no caso de espetáculos e apresentações.

Em 2016 foram cinco projetos selecionados, sendo três espetáculos com um público de 760 pessoas, e duas oficinas com 34 participantes.

Projeto Cultura na Escola

Tem como objetivo resgatar a herança cultural difundida nos costumes, crendices e prédios históricos, com a finalidade de preservar o patrimônio cultural de Itacoatiara. Em 2016, 160 estudantes de quatro escolas públicas do município participaram do projeto.

Realizado desde 2014, promove oficinas para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos sobre o patrimônio material e imaterial de Itacoatiara e sua importância para o desenvolvimento do município. Procura desenvolver a consciência dos alunos sobre como preservar o patrimônio cultural do seu município, entendendo o resgate sobre os bens materiais e imateriais. Conta com uma apostila com todo o conteúdo das oficinas.

Projeto História Viva

Conta a história do antigo Matadouro Municipal em visitas teatralizadas. A atividade é gratuita e tem como público-alvo toda a comunidade itacoatiarense com o objetivo de incentivar a valorização e preservação da memória do município. Em 2016 foram realizadas 33 apresentações com uma média de público de 50 pessoas por sessão.

Projeto Roda de Leitura

Com o objetivo de disseminar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes, este projeto promove apresentações teatralizadas sobre histórias, contos, lendas e fatos contemporâneos. Em 2016 foram realizadas 13 sessões, com a participação de cerca de mil alunos de escolas da rede pública do município. Os temas abordados foram “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, e “Batalha Naval”, um episódio histórico no período da queda do Tratado de Tordesilhas, que aconteceu no Rio Amazonas dentro do território de Itacoatiara.